quinta-feira, 28/03/2024
Banner animado
InícioComportamentoTRT/MT: Trabalho seguro e trabalho infantil são temas de palestras no norte...

TRT/MT: Trabalho seguro e trabalho infantil são temas de palestras no norte do estado; em Colider os alunos Cidadãos do Futuro foram beneficiados

Banner animado

   Trabalho seguro e trabalho infantil são temas de palestras no norte do estado

      Levar a mensagem da prevenção de acidentes de trabalho e dos malefícios da exploração da mão de obra infantil. Esses foram os objetivos de dois eventos promovidos pela Justiça do Trabalho mato-grossense nesta quarta e quinta-feira (01 e 02) nos municípios de Peixoto de Azevedo e Colíder, região norte do estado.

           Os encontros foram realizados por meio do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin23), entidade coordenada pelo TRT de Mato Grosso, e pela Comissão para Erradicação do Trabalho Infantil (Ceti) do Tribunal.

Na quarta-feira (01), a palestra foi ministrada para empresários, trabalhadores, estudantes e gestores públicos na Associação Comercial e Industrial de Peixoto. O encontro, realizado à noite, foi viabilizado pelo juiz da Vara do Trabalho da cidade, André Simionatto, em parceria com a própria entidade que sediou o evento e com o Conselho Tutelar, além das secretarias municipais de educação e de assistência social.

No encontro, o magistrado falou sobre as questões legais relacionadas ao trabalho infantil (quando é permitido e em que critérios) e de seus malefícios na formação de crianças e adolescentes. Já o juiz auxiliar da Presidência do TRT/MT Ivan Tessaro tratou do tema Trabalho Seguro e da necessidade de patrões e empregados se atentarem todos os dias para os riscos de acidentes no ambiente laboral.

Na manhã desta quinta (02), foi a vez de crianças e adolescentes atendidas pelo Centro de Formação Mirim Cidadãos do Futuro de Colíder assistirem às apresentações. Coube ao juiz Mauro Curvo, da Vara do Trabalho local, falar sobre a exploração da mão de obra infantil e ao juiz Ivan Tessaro tratar da prevenção de acidentes de trabalho.

Os dois eventos contaram também com a participação da presidente do TRT/MT Eliney Veloso, que está percorrendo algumas varas da região norte do estado por ocasião dos encerramentos das correições realizadas nas unidades judiciárias.

Colaboradores

Os juízes André Simionatto e Mauro Curvo passarão a atuar, cada um em sua jurisdição, como colaboradores nos trabalhos desenvolvidos pelo Getrin e Ceti. As portarias designando a atuação dos magistrados foram assinadas pela presidente Eliney Veloso durante as visitas. Com isso, a perspectiva é ampliar também para o interior as ações dos programas nacionais de Prevenção de Acidentes de Trabalho e de Combate ao Trabalho Infantil.

 

(Zequias Nobre)

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes