RotadoOeste
       O atendimento operacional e o monitoramento da BR-163 ganham uma novidade a partir desta semana, quando os serviços começam a ser realizados por um veÃculo elétrico, o T3 da marca BYD. A iniciativa da Concessionária Rota do Oeste traz para Mato Grosso inovação tecnológica e um cuidado a mais ao meio ambiente, aponta a Associação Brasileira de Proprietários de VeÃculos Elétricos e Inovadores (Abravei).
         Durante um perÃodo de três meses a Concessionária fará testes para analisar a viabilidade do veÃculo elétrico na prestação de serviço na rodovia. Inicialmente, o trecho monitorado será o de sobreposição com a BR-364, entre a Serra de São Vicente, no km 343, e o km 393, em Santo Antônio de Leverger, área de cobertura da base de atendimento da Rota do Oeste no municÃpio. Atualmente, o atendimento operacional é realizado com o apoio de caminhonetes, disponibilizadas nas 18 bases ao longo dos 850,9 quilômetros sob concessão.
        O gerente de Operações da Rota do Oeste, Wilson Ferreira, explica que a inserção tecnológica teve como ponto de partida a preocupação com o meio ambiente e economia, aliada à necessidade de incentivo e fortalecimento da tecnologia no estado. “Faremos o teste durante 90 dias para avaliar o desempenho do veÃculo, segurança no atendimento, a viabilidade técnica e econômica para comparar com os modelos usados hojeâ€.
A aceitação dos usuários com relação aos veÃculos elétricos também será mensurada, uma vez que haverá uma mudança no modelo, que passa a ser uma van. Assim, é preciso identificar na prática se o T3 atende à s necessidades dos usuários, da empresa e da rodovia.Â
Foto: Rota do Oeste
Após conhecer pessoalmente o veÃculo, o representante estadual da Abravei e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo Oliveira, avalia que a escolha da Concessionária foi bem feita e que o carro tem condições de atender aos serviços prestados na rodovia. “Será uma excelente demonstração de que o carro elétrico pode substituir o modelo por combustão. O usuário terá à disposição um sistema de atendimento sem poluentes e com um custo de manutenção bem menorâ€, completa.
O presidente da Abravei, Edgar Escobar, complementa que o uso, mesmo que em caráter de teste, de veÃculos elétricos pela Rota do Oeste segue um caminho já percorrido por empresas que prestam serviço ao público em paÃses da Europa e nos Estados Unidos.
“Fora do Brasil os carros elétricos são usados como transporte nos serviços públicos, polÃcia, Correios, saúde, por exemplo. Aqui, há a necessidade de o setor privado iniciar e incentivar o uso do carro elétrico. Não adianta esperar pelo governo. O pioneirismo sempre venceu e não tenho dúvida de que a Rota do Oeste contará com diminuição nos custos de manutenção, o que vai incentivar a expandir a frotaâ€, afirma Escobar.
Entre as vantagens dos veÃculos elétricos, o presidente da Abravei cita o custo por quilômetro rodado, que cai de R$ 0,39 (consumo dos veÃculos movidos a combustão) para R$ 0,09, a sustentabilidade, uma vez que existe a diminuição da emissão de CO2 e a manutenção. “Em 18 meses de uso de carro elétrico deixei de emitir cerca de 4 toneladas de CO2. Além disso, o carro elétrico não precisa trocar óleo de motor, não utiliza filtros de óleo, gasolina e radiador. A economia com a manutenção é absurda, sem contar que o veÃculo é muito silenciosoâ€.
ELETROPOSTO – Para abastecimento do veÃculo elétrico que vai atuar na rodovia, a Rota do Oeste instalou um eletroposto na praça de pedágio, em Cuiabá. Inicialmente, o equipamento será para abastecimento exclusivo da Concessionária. “Ainda estamos em fase de teste, mas temos interesse em disponibilizar esse serviço para o usuário, caso os veÃculos elétricos sejam adotados de forma permanenteâ€, relata Wilson.Â
Com autonomia para percorrer 250 quilômetros, o T3 leva cerca de 1h30 para recarregar a bateria. Este é um dos fatores que também será avaliado pela Rota do Oeste durante o perÃodo de teste. Para dirigir o veÃculo e realizar o abastecimento, os funcionários que vão operá-lo passaram por treinamento.
A instalação do eletroposto na praça de pedágio é outro ponto visto como favorável pelo vice-presidente da Fiemt, Gustavo Oliveira. “A continuidade desse projeto vai garantir a ampliação da infraestrutura para recarga em Mato Grosso. Em um futuro muito próximo os mesmos postos de abastecimento dos carros da Rota do Oeste poderão ser utilizados pelos particulares que têm veÃculos elétricos, algo semelhante ao que acontece no Paraná e em São Pauloâ€, avalia.
T3 da BYD – Para o teste de 90 dias, a BYD cedeu à Rota do Oeste o modelo T3 100% elétrico, uma van ganhou um design especial e com a cara e as cores da Concessionária, reforçando a preocupação da empresa com o meio ambiente, um dos compromissos sociais da empresa.