sexta-feira, 19/04/2024
Banner animado
InícioCOMUNIDADE EM PAUTAVEREADOR LIKA PEDE REVISÃO DE CONTRATO: CAB Colider pode ter controle...

VEREADOR LIKA PEDE REVISÃO DE CONTRATO: CAB Colider pode ter controle de gestão transferido para nova empresa

Banner animado
Autor: Sérgio Ober – Assessor de Imprensa

                A concessionária de Colíder da Companhia de Águas do Brasil (CAB), empresa controlada pela Galvão Participações e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social Participações (BNDESPar), está na eminência de ter o seu controle de concessão transferido novamente. A informação é do vereador Ricardo Caldeira Rezende (Lika – PSDB).

                A CAB Colíder é responsável pelo gerenciamento e pela operação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no município, bem como na gestão de clientes. O serviço foi repassado à iniciativa privada em 2002, através de concessão pública. À época, a empresa vencedora foi Agrimat Engenharia. Em 2009, justificando uma suposta ‘reestruturação societária’, a Agrimat repassou a concessão para a CAB.

                Desde a sua terceirização, o serviço de abastecimento de água tem sido alvo constante de críticas da população de Colíder. Em agosto de 2015, o Ministério Público questionou a concessão e notificou a Prefeitura para que apurasse eventuais irregularidades contratuais e comprovasse a existência formal de documentos que transferem os serviços da Agrimat para a CAB.

REVISÃO DO CONTRATO

Diante da precariedade dos serviços e dos comentários de que a concessionária estaria mais uma vez trocando de gestores, o vereador Lika pediu durante a sessão da Câmara de Colíder desta segunda-feira (10/04) que a presidência do Legislativo encaminhe ofício à Prefeitura de Colíder solicitando a revisão do contrato de concessão dos serviços de água e esgoto e cobrando informações documentadas sobre a transferência do controle para a CAB, em 2009.

“[A CAB] assumiu a concessão do serviço sem sequer passar por um processo legislativo, além de não haver publicidade legal do ato formal dos documentos que transferiram os serviços da Agrimat para a CAB Ambiental”, justifica Lika, acrescentando que a CAB “não assumiu as obrigações contratuais de implantação e manutenção de saneamento básico e de abastecimento de água em Colíder”.

Segundo o vereador, a CAB “sequer construiu uma estação de tratamento de água, não cumpriu a meta universalizada de abastecimento de água e esgoto nos bairros deste município no prazo estabelecido em contrato”. Lika acrescenta que a revisão é, portanto, necessária e de extrema urgência, pois afeta diretamente a qualidade de vida da população colidense.

NOVA TRANSFERÊNCIA

O vereador Lika relata que a CAB pode ser incorporada por uma outra empresa. “E nós devemos ser informados sobre o que, de fato, essa nova empresa pretende fazer em nosso município. Em Sinop, a concessionária local foi repassada para essa Águas SA e os vereadores de lá estão abrindo uma CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] para investigar isso daí. Sabemos que esses contratos vêm embutidos com um monte de pegadinhas e, com isso, a população fica padecendo, pagando altos preços e sofrendo muito”, comenta.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes