quinta-feira, 18/04/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioVereadora Dóris atende agricultor de Colíder e mobiliza Prefeitura e Sebrae...

Vereadora Dóris atende agricultor de Colíder e mobiliza Prefeitura e Sebrae para formalizar o negócio rural

Banner animado

Da Assessoria 

 Atendendo uma solicitação da vereadora Dóris Sguizardi (DEM), representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ronaldo Vinha, estiveram na tarde desta terça-feira (7/12) na Fazenda Sapucaia, localizada a 18 quilômetros da cidade de Colíder, no sentido à BR-163. 

                  A propriedade pertence ao agricultor Ezequiel Loretti da Silva (57). Ele e a esposa Alessandra produzem na área de 50 alqueires cerca de sete mil pés de açaí, dois mil de cupuaçu e 100 mil abacaxis. Recentemente, plantaram cerca de 100 pés de maracujá para testar o desenvolvimento da fruta na região. Parte da fazenda foi arrendada a um vizinho para o plantio de arroz.

Toda a produção é transformada em polpa em uma bela estrutura construída ao lado da sede da propriedade. A maior parte é comercializada para empresas de Sinop. No entanto, para crescer e atender as exigências do mercado, o negócio de Ezequiel precisa ser regularizado. Para tanto, ele pediu a ajuda da vereadora Dóris, que mobilizou o governo municipal e o Sebrae para uma visita à propriedade.

Incentivo e acompanhamento

Lidiane Ângela da Silva, que é a gerente do Sebrae em Colíder, e Douglas Ivan, gestor de Projetos do Agronegócio da instituição, conversaram com Ezequiel e sua família, conheceram toda a estrutura e orientaram o produtor sobre os caminhos para regularizar o negócio e atender exigências fiscais, sanitárias e ambientais. Também repassaram dicas sobre personalização das embalagens e comercialização. O Sebrae continuará oferecendo auxílio a Ezequiel durante todo o processo de regularização da sua pequena indústria.

“Nós fomos procurados pelo seu Ezequiel, que é um produtor informal, e através da Câmara Municipal nós buscamos o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Anteriormente, viemos fazer uma visita, fotografamos e fizemos um relatório. E, hoje, estamos retornando com o Sebrae para acompanhar toda a produção da pequena empresa do seo Ezequiel. Ele vai ser formalizado, sem perder o vínculo rural. É uma empresa familiar que já vai começar a gerar emprego e renda”, comemora Dóris Sguizardi.

A vereadora destaca a importância de a Câmara Municipal viabilizar, em conjunto com a Prefeitura, essas ações para resgatar a agricultura familiar. Segundo ela, Colíder tem muitas propriedades de pequenos produtores e que precisam desse incentivo. “E a administração do prefeito Noboru e a Câmara, através do presidente Rica Matos e os vereadores, estão incentivando e nós vamos começar a colher esses frutos em breve. Prova disso é essa visita que estamos fazendo aqui, com resultado muito positivo”, pontua Dóris.

Acesso às orientações

A falta de acesso à informação técnica sobre plantio e comercialização, com orientações sobre o mercado consumidor, é uma das principais dificuldades encontradas pelo agricultor familiar de Colíder. “A informação estava ausente para o produtor nestes últimos anos. O Sebrae existe, está aí para ajudar e é parceiro da administração. O Sebrae começou a nos acompanhar nessas visitas. Esperamos que todos os produtores de Colíder busquem essas capacitações para que possam empreender em suas propriedades. E a Câmara e o Sebrae estão disponíveis para ajudar o agricultor a organizar o seu negócio”, diz Dóris Sguizardi.

Além de buscar a condição de empresa para a sua propriedade, Ezequiel está inscrevendo o filho Diego e o genro Fernando no curso ‘Negócio Certo Rural’, um programa gratuito de capacitação em planejamento e administração de pequenos negócios rurais idealizado pelo Sebrae. As inscrições permanecem abertas em Colíder. As vagas são limitadas. Os interessados devem procurar a sede da entidade na avenida Tancredo Neves 27, ao lado da Praça Central. O telefone é o (66) 3541-4639. As aulas começam no dia 20 de fevereiro. Cada propriedade terá direito à seis horas de consultoria após a conclusão do curso.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes