terça-feira, 19/03/2024
Banner animado
InícioSocialCIDADANIAVereadoras Dóris e Edina participam de reunião do projeto Primeiro Passo sobre...

Vereadoras Dóris e Edina participam de reunião do projeto Primeiro Passo sobre curso de treinamento de jovens aprendizes

Banner animado
ASSESSORIA DE IMPRENSA

 index (39)         Foi realizada na segunda-feira (8.01), no Centro Múltiplo Uso do bairro Bom Jesus, a primeira reunião sobre o projeto Primeiro Passo, uma iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT) desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Colíder, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Associação Comercial e Empresarial (Acic), entidades e empresas locais.

                    Pais e jovens receberam informações sobre inscrições ao curso Jovem Aprendiz e detalhes sobre os treinamentos. As vereadoras Dóris Sguizardi (DEM) e Edina Martins (PT) acompanharam o evento. O principal objetivo do programa é combater o trabalho infantil por meio do estímulo à aprendizagem e afastar jovens em situação de vulnerabilidade social do trabalho precoce.

 PRIMEIRO PASSO               Colíder é a terceira cidade de Mato Grosso a ser beneficiada pela iniciativa, depois de Cuiabá e Nova Mutum. A Acic está encarregada de mobilizar empresas sobre o cumprimento da Lei Nacional de Aprendizagem. A Guarda Mirim cederá a estrutura para realização dos cursos, que serão ministrados pelo Senai. A Secretaria Municipal de Assistência Social irá encaminhar e selecionar os participantes do projeto.

IMPORTÂNCIA

      index (47)              Da Assessoria

      Conforme Dóris Sguizardi, a iniciativa capacitará jovens para o mercado de trabalho, sem o abandono dos estudos. “O participante do projeto terá que comprovar que está matriculado e estudando”, acrescentando que os participantes serão contratados pelas empresas que aderiram à iniciativa.

                Por enquanto, empresas de Colíder estão disponibilizando 28 vagas a adolescentes e jovens de 14 a 24 anos. “A oferta ainda é pouca. Espero que mais empresários se interessem contratar jovens aprendizes. É um investimento na parte social que tira o adolescente da rua, fazendo com que ele aprenda uma profissão. O jovem tem condições para produzir muito”, comenta Dóris.

          index (39)             Da Assessoria

Edina Martins também ressalta a importância do Primeiro Passo. “Os pais estão preocupados, pois os seus filhos ficam desocupados em casa. Esse projeto oferece uma oportunidade ao adolescente e vai permitir com que esse jovem tenha acesso ao mercado de trabalho”, pontua a vereadora.

O Primeiro Passo integra as ações realizadas pelo Tribunal no Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. A ação é desenvolvida pelo TST em parceria com os TRTs.

PRIMEIRO PASSO 2

TRABALHO INFANTIL

                 O trabalho infantil possui dados alarmantes. São mais de 168 milhões de crianças em todo o mundo, vítimas de exploração, com trabalhos degradantes. No Brasil, são cerca de 3,3 milhões de crianças e jovens, entre cinco e 17 anos, dos quais 70 mil possuem, no máximo, nove anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes