
Cartilha da camara-e.net e da Braspag ajuda o consumidor a aproveitar melhor as compras online no dia 24/11
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       Com a Black Friday a menos de uma semana, o consumidor precisa ser cauteloso na hora de aproveitar as promoções. Veja abaixo, as dicas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) e da Braspag para ter uma boa experiência de compras no perÃodo promocional:
      1. Verifique se o site da loja exibe endereço, telefone fixo ou filial fÃsica. Observe informações como razão social e CNPJ e confirme esses dados no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). Se a situação estiver “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra. Alguns sites não possuem essas informações por conta das polÃticas da empresa ou formato de comercialização, como é o caso de marketplaces. As lojas com os selos Black Friday Legal 2017 e Clique e-Valide já passaram por essa checagem.
       2. Pesquise sobre a reputação da loja que você escolheu. O Procon traz uma lista atualizada mensalmente de sites não recomendados: (http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php).
       3. Verifique se o produto desejado faz parte da promoção. As lojas virtuais não são obrigadas a colocar todos os seus produtos na promoção. Em vez disso, selecionam alguns itens de seu portfólio. Se a indicação não estiver visÃvel ao selecionar o produto desejado, tente tirar sua dúvida com a loja por meio dos canais de contato disponibilizados no site.Â
       4. Consulte os sites que facilitam a comparação de preços, produtos e serviços. Eles são excelentes fontes de informação, e estão constantemente atualizados.
      5. Tenha antivÃrus, antispyware, firewall e tudo o que for possÃvel para evitar que qualquer usuário mal-intencionado tenha acesso à s suas informações.
     6. Evite utilizar computadores públicos para as compras, a fim de garantir maior segurança dos seus dados. Lembre-se de que é possÃvel comprar pelo smartphone ou tablet, além do computador convencional.
      7. Use sites que tragam serviços de pagamento de renome. Nos que oferecem a opção de boleto, verifique há quanto o tempo a loja está em operação (isso é possÃvel verificar no site da Receita).
      8. Verifique se a loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados os dados pessoais do cliente como nome, endereço, documentos e número do cartão de crédito. Geralmente essas páginas são iniciadas por http:// e o cadeado está ativado (Ãcone visualizado em uma das extremidades da página). Clique no cadeado e observe se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de navegação do computador.
     9. Leia as condições de prazos de entrega e a polÃtica de trocas e devoluções antes de finalizar a compra. Se tiver dúvidas, ligue entre em contato com a loja para saná-las.
      10. Guarde todas as informações e e-mails referentes à compra, como número do pedido, confirmação de pagamento e código de rastreio do envio
Sobre a camara-e.net – Fundada em 2001, a camara-e.net é a principal entidade brasileira multissetorial da América Latina e de maior representatividade da economia digital no PaÃs, formando consenso no setor perante os principais agentes públicos e privados, nacionais e internacionais e promovendo o desenvolvimento dos negócios online no Brasil.Â
Sobre a Braspag - Empresa do grupo Cielo, a Braspag é lÃder no desenvolvimento de soluções para processamento de pagamentos (gateway de pagamentos), conciliação, antifraude, virtualização e checkout com certificação de segurança PCI DSS 3.1 e ISO 22301 que fortalece a governança corporativa e garante a continuidade dos negócios.
Insight Comunicação / Gisele Ribeiro







