quarta-feira, 22/01/2025
Banner animado
InícioCOMUNIDADE EM PAUTACasamento gay cresce quase 2 mil por cento no Brasil

Casamento gay cresce quase 2 mil por cento no Brasil

Banner animado

Desde que passou a ter sua realização obrigatória nos cartórios do país pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2013, o casamento gay cresceu 1967% no Brasil, informou a Folha de S.Paulo, neste domingo, 14.

Em 2013, os cartórios oficializaram 3,7 mil casamentos homoafetivos. Em 2022, o número subiu para quase 13 mil. No total, foram realizados 76,4 mil casamentos entre pessoas do mesmo sexo no país até abril de 2023.

Os dados sobre o casamento gay são da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), que responde pelos cartórios no Brasil.

Casamento gay: mulheres lésbicas se casam mais

Ao todo, 5 milhões de casamentos foram realizados no Brasil em 2022. Desse total, 0,02% foram casamentos homoafetivos.

A média das uniões civis entre pessoas do mesmo sexo é de 7,6 mil por ano. A maior parte entre mulheres: 56% dos casamentos homoafetivos foram realizados por elas. Os masculinos representam 44%. Neste ano, os cartórios do Brasil já registraram 3,8 mil casamentos homoafetivos.

O CNJ passou a obrigar os cartórios a realizarem o casamento gay com base no entendimento de 2011 do Supremo Tribunal Federal (STF), que definiu ser ilegal negar a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Antes da ação do CNJ e do STF, os cartórios tinham de solicitar autorização judicial para celebrar o casamento gay.

Créditos: Revista Oeste.

Foto: Reprodução/Freepik.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes