Início Meio Ambiente Impactos causados pela construção da UHE Colíder foram apresentados

Impactos causados pela construção da UHE Colíder foram apresentados

123
0
Google search engine

Satélite apresenta estudo de impactos causados pela construção da UHE Colíder

IMPACTOS

                        Como encaminhamento da audiência pública realizada no último dia 30 de abril em Colíder, o deputado Pedro Satélite (PSD), promoveu na segunda-feira (25) uma reunião no Palácio Paiaguás, entre o governador Pedro Taques, prefeitos, vereadores, deputados estaduais e representantes de entidades sociais dos municípios de Colíder, Itaúba, Nova Santa Helena e Nova Canaã do Norte. Com o objetivo de  cobrar uma intervenção do executivo Estadual para mitigar os impactos ambientais e sociais causados aos municípios pela construção da Usina Hidrelétrica Colíder (UHE), localizada no Rio Teles Pires no Norte de Mato Grosso.

                     As autoridades alegam que os repasses para as prefeituras, realizados pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), responsável pelo empreendimento, são insuficientes para reparar os impactos nas áreas de saúde, educação e segurança pública das cidades. “Por se tratar de uma estatal, acredito que o governador Pedro Taques, tem todas as condições de avançar nestas discussões de forma mais célere com o governo do Paraná. Tento em vista que a obra está na reta final e logo vai entrar em funcionamento. Queremos que o governo do nosso Estado, condicione a licença de operação da usina ao ressarcimento dos danos causados aos municípios durante a obra”, afirmou Satélite.

                O Parlamentar afirma que uma das saídas seria a venda da madeira retirada dos 8.283,4 hectares, da área a ser alagada. “Não é uma conta pequena, estamos falando de pouco mais de 692 mil metros cúbicos de madeira em tora e lenha, que podem render aos cofres públicos cerca de R$ 80 milhões em ICMS e Fethab”, alegou.

                O governador Pedro Taques, se prontificou em promover um encontro entre os prefeitos, deputados, vereadores e representantes de associações com o governo do Paraná e a direção da Copel para discutir o assunto.

                    Melhorias para o Hospital Regional de Colíder e retomada da obra da MT-320 foram os demais temas discutidos durante o encontro. 

                   Participaram da reunião, os prefeitos de Colíder, Nilson Santos, de Itaúba, Raimundo Zanon, de Nova Canaã do Norte, Vicente Gerotto, de Nova Santa Helena, Dorival Lorca, os deputados, estaduais Nininho, Oscar Bezerra, os vereadores de Colíder, Silvano, Francelina, Odair André, Odair José, Dito, Alencar e Beto, de Itaúba, Sadi, Valdir e Silvio, de Nova Cannaã do Norte, Ailton, Nivaldo e Odair, representante da Colônia dos Pescadores de Colíder, José Malice e o representante da Associação dos Municípios Impactados por Usinas Norte de Mato Grosso, Rogério Rodrigues. Da Assessoria