sexta-feira, 22/11/2024
Banner animado
InícioNotíciasPolíticaCassação do deputado Dallagnol tumultua processo democrático, avalia Janaina

Cassação do deputado Dallagnol tumultua processo democrático, avalia Janaina

Banner animado

Ex-procurador teve o mandato de deputado federal cassado em votação unânime do Tribunal Superior Eleitoral

MídiaJur

JLSiqueira/ALMT

A cassação do deputado federal Deltan Dallagnol (Pode-PR) reforça o radicalismo político e tumultua o processo democrático, avalia a presidente da Assembleia em exercício, deputada estadual Janaina Riva (MDB).

“Entendo que isso tumultua o processo democrático. Pode ter certeza. Vai inflamando ainda mais os ânimos, o que é interessante para o PT e para a extrema-direita”, disse a parlamentar para a imprensa.

Deltan, que atuou como chefe da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba no Ministério Público Federal, teve o mandato cassado em votação unânime do Tribunal Superior Eleitoral na noite desta terça-feira (17).

O ex-procurador não poderia concorrer às eleições por ter sido condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no caso das diárias pagas à força-tarefa.

Além disso, segundo a acusação, Deltan também não poderia ter concorrido por ter saído do Ministério Público Federal (MPF) durante a tramitação de processos administrativos disciplinares contra ele no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Mas Janaina vê a decisão como um ato de vingança do Governo Federal e uma revanche da Justiça para quem é de direita.

“Mas, na minha opinião, isso faz muito mal para o país. A gente sente isso através da população. Ninguém aguenta e suporta esse radicalismo. Tanto de direita que estava acontecendo [no governo Bolsonaro], não à toa o presidente acabou perdendo a eleição, apesar de ter ganho aqui no Estado [Mato Grosso]. E a mesma coisa com Lula”, pontua.

A deputada cita prejuízos também por Dallagnol ter sido o deputado federal mais votado pelo Estado do Pará com 344 mil votos nas eleições do ano passado.

“Não tenho conhecimento técnico para falar a respeito, mas um eventual indeferimento de candidatura, como é o caso, deve se dar até o período das eleições. O problema é que você não só elegeu, mas elegeu muito bem um candidato que representa determinado Estado e depois isso acaba sendo anulado. Nossa maior preocupação é com isso”, destaca.

Opinião do PT

Questionado pela imprensa, o deputado estadual Valdir Barranco (PT) aponta que Dallagnol é uma pessoa normal como todos os demais. “Como todo cidadão, responde na justiça”, destaca.

“Cabe a ele juntar as coisas da gaveta dele, voltar para Paraná e responder na justiça, assim como ele sempre humilhou as pessoas, tratando com total desrespeito o serviço público”.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes