
Produção de milho no Brasil deve bater recorde em 2023
por: Leandro Trindade
Conab estima uma safra nacional com mais de 123 milhões de toneladas do produto
SBTNewsEstima-se que o Brasil deve ter uma produção recorde de milho nesta safra. No centro-oeste, os agricultores estão apreensivos com a falta de armazéns para guardar a colheita.
No estado de Mato Grosso, a expectativa de produtividade é superior a 47 milhões de toneladas, recorde histórico. Segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária, o IMEA, 7 400 000 hectares foram dedicados ao cultivo do milho de segunda safra no estado.
Em outros estados a segunda safra do milho também deve maior que no ano passado. No Paraná, por exemplo, a expectativa é de colher mais de 15 milhões de toneladas.
Já no Rio Grande do Sul, a estiagem do início do ano prejudicou a produtividade com quebra de até 40% em algumas regiões do estado, que deve fechar próximo dos três milhões de toneladas. A Conab estima uma safra nacional com mais de 123 milhões de toneladas de milho.
Com tamanha colheita, a preocupação dos produtores é com o armazenamento. Isso porque a maiores dos agricultores guarda grãos a espera de preços melhores, e agora os armazéns estão ocupados com a soja. Essa situação pode atrapalhar a comercialização futura.
Confira o posicionamento do presidente do Sindicato Rural de Sinop e vice-presidente da FAMATO, Ilson Redivo sobre a produtividade do milho na região, e e falta de logística em Mato Grosso.
Foto destacada: reprodução vídeo







