sexta-feira, 24/01/2025
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioEstudo mostra que mão de obra e custos são os principais desafios...

Estudo mostra que mão de obra e custos são os principais desafios do produtor em MT

Banner animado
patrulheiro agro soja chuva ipiranga do norte mato grosso

A mão de obra e os custos operacionais, somados ao clima, são considerados os principais desafios da agricultura e pecuária em Mato Grosso na avaliação dos produtores. É o que aponta a pesquisa “Perfil e Hábitos dos Produtores Rurais em Mato Grosso“, divulgada nesta terça-feira (30) pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O levantamento faz parte de um projeto realizado pelo instituto há três anos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), ao qual se buscou caracterizar o perfil das propriedades, dos produtores e o perfil tecnológico no estado, distinguindo agricultores e pecuaristas.

  • Técnicas de manejo e novas tecnologias auxiliam produtores de MT a minimizar perdas no milho

Ao todo 790 produtores rurais foram ouvidos em Mato Grosso, dos quais 50,38% agricultores e 49,62% pecuaristas. Tais produtores entrevistados representam uma área de 1,98 milhão de hectares.

O estudo foi apresentado durante live realizada pelo Imea. Nela foram mostrados que a mão de obra lidera como principal desafio enfrentado em Mato Grosso para 44,47% dos produtores entrevistados na agricultura e 11,22% na pecuária.

Os custos operacionais vem em seguida na opinião de 35,43% dos agricultores e 9,44% dos pecuaristas, enquanto o clima aparece em terceiro lugar para 30,65% dos agricultores e 6,89% dos pecuaristas.

  • Caroço de algodão apresenta queda de 3,3% na variação mensal em Mato Grosso
MT Sustentável pantanal mato grosso pecuária gado pecuária pantaneiraMT Sustentável pantanal mato grosso pecuária gado pecuária pantaneira

Foto: Leandro Balbino/Canal Rural Mato Grosso

De acordo com a pesquisa, mais de 90% dos produtores rurais entrevistados afirmaram ter realizado algum tipo de investimento nas propriedades nos últimos três anos. Entre os principais estão aquisição de maquinários e benfeitorias nas propriedades. Na pecuária entre os destaques encontra-se ainda a manutenção/reforma de pastagens.

“O estudo é importante para entender e monitorar as questões conjunturais, principalmente neste cenário que a gente vem enfrentando e que se altera cada vez mais rápido. Então, estar de olho nisso é muito importante para nós”, destacou o superintendente do Imea e mediador da live, Cleiton Gauer.

Para a diretora de projetos do Senar-MT, Ida Beatriz Machado, a parceria desenvolvida entre as instituições é de muito importante para o setor produtivo. Segundo ela, proporciona um direcionamento aos projetos que já estão sendo desenvolvidos para atender os produtores.

“O resultado dessa parceria mostra o perfil do produtor e vem de encontro com o trabalho que o Senar vem realizando. Nos dá também um direcionamento para quais produtos e projetos que desenvolvemos e temos que focar. Nosso objetivo como Senar é atender ao produtor rural”, destaca a diretora.

internet, conectidade, celular, agricultura 4.0internet, conectidade, celular, agricultura 4.0

Foto: Climate FieldView/ Divulgação

Conectividade cresce no campo

Apesar do incremento da conectividade nas propriedades, os resultados mostram que a presença da internet na sede ainda é grande. Na agricultura em 76,29% das fazendas a internet está presente apenas na sede, enquanto nas voltadas para a pecuária o percentual é de 80,25% para somente na sede.

Idade e tempo de atividade

Esses números apontam principalmente a necessidade da transição geracional, ou seja, a continuidade dos trabalhos realizados na propriedade pelos filhos dos produtores rurais. O tema já tem gerado muita discussão no cenário atual, visto a necessidade dessa atuação.

 

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes