quinta-feira, 23/01/2025
Banner animado
InícioNotíciasJustiça e VocêOrganizadores abrem pré-inscrição para audiência pública no dia 28

Organizadores abrem pré-inscrição para audiência pública no dia 28

Banner animado

Está aberto o prazo para pré-inscrição dos interessados em participar da audiência pública sobre a metodologia aplicada pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), que ocorrerá no dia 28, às 17h30, no auditório das Promotorias de Justiça de Cuiabá. A pré-inscrição (Acesse aqui) busca dar celeridade ao credenciamento, evitando filas e atrasos, além de garantir acomodação dos participantes no dia do evento.

Os organizadores da audiência ressaltam que aqueles que não conseguirem realizar a pré-inscrição antecipadamente poderão fazer antes do início do evento. A audiência pública é uma realização do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) e APAC Cuiabá. A iniciativa conta com a parceria do Poder Judiciário, Governo de Mato Grosso, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT).

A metodologia APAC surge como alternativa para baixar custos e reduzir reincidência no sistema prisional. O custo médio mensal de um preso no sistema carcerário comum no Brasil gira em torno de R$ 2.700,00. No modelo proposto pela APAC, este custo cai para R$ 1.478,05. A média de reincidência na prática de crimes entre os presos que cumpriram pena no sistema comum, que é de 80%, com o modelo da APAC reduziu para 13,9% nas unidades do sexo masculino e para 2,84% nas femininas.

Os 12 elementos do método APAC são: participação da comunidade; o recuperando ajudando o recuperando; trabalho; espiritualidade e a importância de se fazer a experiência de Deus; assistência jurídica; assistência à saúde; valorização humana (base de todo o método); a família do recuperando e da vítima; o voluntário e o curso para sua formação; centro de reintegração social; mérito e a jornada de libertação com Cristo.

“É um trabalho diferenciado que tem surtido efeitos extremamente positivos nos estados que já implementaram a proposta. São esses 12 elementos que garantem o sucesso do método, desde que aplicados de maneira correta e de forma harmônica”, destacou a promotora de Justiça Josane Fátima de Carvalho Guariente.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes