Instituto Butantan fez nova chamada para segunda fase dos estudos da ButanVac
Tamires Ferreira /Olhardigital
O Instituto Butantan anunciou, mais uma vez, que segue recrutando adultos voluntários para os testes da segunda fase dos estudos da nova vacina brasileira contra a covid-19, a ButanVac, informou o Jornal Hoje. A intenção é preencher 400 vagas até agosto, mas até agora apenas 70 pessoas se candidataram.
O que você precisa saber:
- Na primeira fase, os estudos mostraram que o imunizante é seguro e induz a produção de anticorpos;
- Com eficácia comprovada, a segunda fase visa mostrar que a ButanVac gera mesmo anticorpos em quem já se vacinou — servindo como reforço;
- A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o início da fase 2 do estudo clínico em dezembro do ano passado;
- A fase um foi concluída em fevereiro de 2022;
- O objetivo é que os estudos sejam concluídos no próximo ano.
Pessoas têm que ser vacinadas, no mínimo, quatro meses desde a última dose. A gente compara os títulos de anticorpos do voluntário com ele mesmo. Então, a gente testa antes dele ser vacinado e esse é ponto de partida para ver quanto ele ganhou de anticorpos com a vacinação. Fernanda Boulos, diretora-médica do Instituto Butantan.
Anunciada em março de 2021 como uma alternativa brasileira e mais barata para imunizar a população contra a covid-19, a ButanVac usa uma tecnologia conhecida como produção por inoculação em ovo embrionado — a mesma utilizada nas vacinas contra a gripe, portanto, a qual o Butantan tem vasto conhecimento.
Vale lembrar que há uma segunda vacina brasileira contra o vírus sendo desenvolvida, essa pela Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com a Fiocruz: a Spintec. Ela deve estar disponível no final de 2024.
Como se inscrever para os testes da vacina brasileira contra a covid?
O Butantan está selecionando voluntários nas cidades de São Caetano, Serrana, Valinhos e capital (SP), além de Rio de Janeiro (RJ) e Volta Redonda (RJ), Recife (PE) e Brasília (DF).