Elias Aranha – Assessoria
          O lançamento da programação do 1º Festival Valores da Terra, que acontecerá dia 12 de setembro, na Praça Central, em ColÃder, ocorreu recentemente, a princÃpio com diretores de escolas e na terça-feira (16), na sala de reuniões da Câmara Municipal, durante encontro  com chefes de função pública, vereadores, enfim, foram discutidos o relatório prefacial do evento e planilha. Â
       Segundo o Presidente da Associação dos Moradores e Amigos de ColÃder – AMAC, José Maria Cardoso Filho, idealizador do festival, a iniciativa é uma forma de promover a nossa cidade como pólo cultural e difundir a criação de oportunidades. “Teremos aqui o maior evento cultural dessa área, independente de estilos e ritmos musicais, incentivando assim, o intercâmbio de idéias e, o conhecimento sobre a atual produção artÃstico-musical, além de, estimular a criação de novas formas de expressão musical e a revelação de novos talentos.†Disse.
         Até o dia 25 e 26 de julho data em que os candidatos inscritos passarão por três  bancas seletiva livre na Escola Pompeu de Barros para o festival, que tem todos os espaços abertos aos candidatos e o número de inscrições não terá limite. Todavia 30 participantes serão classificados em três categorias, sendo: Infantil de 05 a 12 anos, Infantojuvenil de 13 a 17 anos, e Adulto de 18 anos acima e 15 classificados receberão prêmios. As inscrições estão abertas e poderão ser feitas em todas as escolas da cidade de ColÃder e a disputa será em cada categoria, Sertanejo: Raiz, Universitário,  Arrocha, Popular: MPB, POP,  Gospel e outros. A premiação maior será de 500 reais e a menor de 100, todavia o maior entusiasmo fica por conta da participação da TV Assembléia.
        A programação completa do projeto sairá nos próximos dias. O vice-prefeito Secretário de Indústria e Comercio, Cultura e Turismo Ademir Crispim destacou que a concretização do festival, nesta 1ª edição, significa a ascensão de ColÃder na propagação de seus talentos, e da região, como reduto de cantores de qualidade e que tende a aproveitar seus talentos, com mais ênfase para o mundo fonográfico. “O mundo todo aprecia a boa música, nós somos privilegiados por ter aqui, em nossa terra, aquilo que dá origem a esse produto e vamos continuar estimulando essa sucessão de interesseâ€, concluiu o Secretário Crispim.
       O secretário de Turismo elogiou a iniciativa e lembrou que a região conta com as riquezas históricas. “Dar espaço para quem não consegue divulgar seu trabalho na grande mÃdia e promover mais qualidade cultural no segmento musical. Agora, através do esforço desse grupo de voluntários e do poder público, é possÃvel concretizar mais esse atrativo a ColÃder.†Afirmou o Secretário Adjunto de Cultura e Turismo Fábio Furlaneto.