quinta-feira, 21/11/2024
Banner animado
InícioGeralCiência e TecnologiaEm MT empresa inaugura sede própria com usina de energia solar

Em MT empresa inaugura sede própria com usina de energia solar

Banner animado

Empresa será a primeira do país em seu segmento a utilizar energia solar

                    Tempos de crise leva o empreendedor a enxergar com olhos de oportunidades. Um bom exemplo é a inauguração da nova Farmácia Biológica que ocorre esta semana na capital mato-grossense. Há 27 anos produzindo medicamentos em Cuiabá, a empresa será a primeira do ramo a utilizar energia solar no Brasil. Além disso foi identificada como a maior usina de energia solar de Mato Grosso. Todos esses dados tornam o empreendimento inovador e tradicional ao mesmo tempo.

                       É o primeiro edifício comercial de Cuiabá com geração de energia solar. A usina solar implantada na nova loja da Farmácia Biológica, na Avenida General Melo, 137,  tem capacidade de produção de 34 kWp, que deve gerar uma economia aproximada anual de R$ 51.000,00, o que indica um tempo de amortização do investimento entre 5 e 7 anos. Outro ponto importante é a mitigação na emissão de gás carbônico em cerca de 30 Ton. a.a.

                         Para o diretor da Biológica Farmácia de Manipulação, Célio Fernandes, o uso de fontes de energia limpa sempre foi um sonho, porém esbarrava nas restrições de um mercado protecionista e arcaico. Ele explica que com a regulamentação pela Agência Nacional de Energia Elétrica da Resolução nº 482/2012 de 17 de abril de 2012, foram criadas condições técnicas e comerciais para a mini e micro geração distribuída, que consiste na produção de energia elétrica a partir de pequenas centrais geradoras, como a solar fotovoltaica, conectadas à rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras. “Dessa forma, passou-se a permitir que consumidores possam investir em sistemas de geração de energia solar, para serem conectados à rede de transmissão e não apenas para consumo próprio. Os consumidores tendem a se tornar também em fornecedores de energia”, disse o empresário.

                   A tecnologia solar fotovoltaica, ainda sofre na competitividade com outras fontes de geração centralizada, em função dos elevados custos de implantação. Acredita-se que graças às suas vantagens e, em face dos problemas do setor elétrico, e aumento no custo da energia elétrica, a fonte de geração fotovoltaica venha a conhecer um rápido crescimento.

                            Para Célio as vantagens são inúmeras, além de reduzir a conta de energia, redução de encargos tributários, preço do kilowatt-hora invariável por 25 a 30 anos, a iniciativa da Biológica promoverá o conceito de empresa ecologicamente correta, amiga do meio ambiente, atraindo a atenção e visitas de todo país e ainda promoverá uma maior competitividade e conscientização ambiental através de sistemas solares fotovoltaicos, limpos, sustentáveis, como fonte de receita e que mitigará as mudanças climáticas.

                               Mais que a economia na conta de energia, por vinte e cinco anos de vida útil do sistema, e dez anos de garantia, há ainda a possibilidade de se vender os kilowatts excendentes e com a redução na emissão de gás carbônico, na ordem de 100 toneladas de CO2 ao ano, podendo estes valores serem capitalizados no mercado de carbono, o que hoje, corresponderia a 30 ações.

                       Segundo a diretora da Biológica, Márcia Beatriz Zanchet Fernandes, “A Biológica sempre agiu pensando no futuro, na sustentabilidade de longo prazo, com redução de custos, formação de opinião, sustentabilidade, educação e conscientização ambiental, bem estar e qualidade de vida”.

                           No mundo todo há um aumento na instalação e geração de energia limpa. Em 2013, a China bateu o recorde mundial de instalação de projetos fotovoltaicos, que somaram 12 GW e para 2014 planeja instalar mais 14 GW. O Japão, agora o segundo país com maior instalação solar do mundo, pode chegar a 10,5 GW em 2014. Já os EUA devem instalar de 5 a 6 GW, o que o torna o terceiro na lista.

                           A extensão territorial privilegiada e o sol abundante fazem do território brasileiro uma promissora fonte para a geração de energia solar, inserindo o país num contexto de oportunidades para a oferta de alternativas mais sustentáveis, desenvolvimento econômico, geração de empregos e melhoria da qualidade de vida da população. 

blogdoantero

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes