Um menino de 7 anos, morador da zona rural região do km-47 em Porto dos Gaúchos, que estava internado em UTI em Tangará da Serra, vÃtima de intoxicação por veneno veio a óbito na manha da segunda-feira dia 15 de junho.
       Anthonny Grabriel havia ingerido verdura pulverizada com veneno na ultima sexta-feira dia 12. O Doutor Ricardo Sanches Pereira, médico plantonista do Hospital municipal de Porto dos Gaúchos que atendeu a criança relatou que ela chegou na sexta-feira a tarde juntamente com a avó e mais um tio, todos com os mesmos sintomas de intoxicação.
           As informações passadas no momento deram conta de que a famÃlia tinha passado veneno no canteiro de couve a cerca de 08 dias antes da sexta-feira, e neste dia consumiram a verdura. O médico disse que a avó e o tio tiveram de imediato sintomas mais severos como vômitos, diarreia e fortes dores abdominais, mas a criança foi a que chegou em melhores condição de saúde ao hospital, porem no mesmo dia a noite começou a apresentar sinais de piora, e então foi encaminhado para Juara e posteriormente para Tangará da Serra, onde estava na UTI veio a falecer.
      “O veneno usado foi o Acefato, que não é indicado para uso domestico como horta. A criança deve ter ingerido a mesma quantidade de veneno que os adultos, porem pelo seu tamanho o organismo dele foi o mais prejudicado, ou talvez a folha que ele tenha ingerido tenha ficado com maior concentração do veneno. Fica o alerta a todos para que tomem muito cuidado com esse tipo de coisa, pois com a aplicação de veneno nós colocamos em risco pessoas que nos gostamos que são pessoas de nossa própria famÃlia e acho até que não devemos utilizar herbicidas em horta domésticaâ€, alertou o doutor.
         O Acefato é um inseticida sistêmico altamente toxico em forma de pó solúvel que age por contato e ingestão nos alvos biológicos nas culturas do algodão e soja e não é recomendado para uso doméstico.
Fonte:Â Porto Noticias