Região está agora sob o chamado “alerta laranja”
Por Tamires Ferreira, editado por Bruno Capozzi
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou na terça-feira (11) o alerta sobre a aproximação de um ciclone extratropical no Brasil. Segundo o órgão, parte da região Sul está sob “alerta laranja”, classificação média de “Perigo” para tempestades.
O que você precisa saber:
- Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estão sob alerta laranja;
- No RS, a chuva deve ultrapassar os 100 milímetros em 24h, com ventos de até 100 km/h e granizo — e até mais na faixa litorânea do estado;
- Regiões do centro-oeste seguem com alerta amarelo, que aponta para potencial chuva intensa;
- A classificação do Inmet possui três níveis — amarelo, laranja e vermelho, sendo o último indicador de Grande Perigo.
Segundo Marcia Seabra, meteorologista e coordenadora-geral do Inmet, em coletiva de imprensa, a recomendação é que moradores por onde o ciclone deve passar se cadastrem no serviço de recebimento de alertas da Defesa Civil.
Basta encaminhar por SMS o CEP da sua residência para o número 40199. As mensagens são enviadas sempre que for necessário e servem de prevenção no caso de ocorrências graves, possam de causar estragos e danos à população.
Ciclone extratropical no Brasil
No último fim de semana, o Rio Grande do Sul começou a ser afetado por um ciclone extratropical que agora avança na região Sul do Brasil podendo causar chuva de granizo e estrago em alguns estados a partir de terça-feira (11).
De acordo com o Inmet, o chamado sistema de baixa pressão atmosférica se formou no oceano e agora está se aproximando do continente, levando chuva, frio e ventos fortes em parte do centro-sul do Brasil.
Segundo a cronologia dos eventos climáticos, o avanço do ciclone deve ocorrer assim:
- Terça-feira (11) as temperaturas caem no Rio Grande do Sul devido ao aumento da chuva;
- Quarta-feira (12) os ventos se intensificam durante a tarde e a noite alcançam até 110km/h no leste do RS e na parte serrana do estado;
- Quinta-feira (13) a intensidade do ciclone se desloca, atingindo Santa Catarina, onde deve provocar ressaca na faixa litorânea — a ressaca deve alcançar Laguna (SC) e Campos dos Goytacazes (RJ), com ondas de até 4 metros;
- Sexta-feira (14) uma massa de ar frio começa a atuar no Sul, com previsão de geada e temperaturas próximas a zero;
- Sábado (15) os ventos chegam ao Rio de Janeiro, alcançando também o litoral do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Nesta data, em São Paulo, há previsão de geada no sul do estado e na Serra da Mantiqueira.
A Marinha do Brasil também divulgou nota à imprensa pedindo que navegantes consultem informações meteorológicas antes de embarcarem.
Olhar Digital/Com informações do Inmet e G1