terça-feira, 03/12/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASMeio AmbienteCiclone: Inmet eleva nível de alerta no Sul do Brasil 

Ciclone: Inmet eleva nível de alerta no Sul do Brasil 

Banner animado

Região está agora sob o chamado “alerta laranja”

Por Tamires Ferreira, editado por Bruno Capozzi 

ciclone sul
Imagem: Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou na terça-feira (11) o alerta sobre a aproximação de um ciclone extratropical no Brasil. Segundo o órgão, parte da região Sul está sob “alerta laranja”, classificação média de “Perigo” para tempestades.  

O que você precisa saber:

  • Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estão sob alerta laranja; 
  • No RS, a chuva deve ultrapassar os 100 milímetros em 24h, com ventos de até 100 km/h e granizo — e até mais na faixa litorânea do estado; 
  • Regiões do centro-oeste seguem com alerta amarelo, que aponta para potencial chuva intensa; 
  • A classificação do Inmet possui três níveis — amarelo, laranja e vermelho, sendo o último indicador de Grande Perigo. 

Segundo Marcia Seabra, meteorologista e coordenadora-geral do Inmet, em coletiva de imprensa, a recomendação é que moradores por onde o ciclone deve passar se cadastrem no serviço de recebimento de alertas da Defesa Civil. 

Basta encaminhar por SMS o CEP da sua residência para o número 40199. As mensagens são enviadas sempre que for necessário e servem de prevenção no caso de ocorrências graves, possam de causar estragos e danos à população. 

Ciclone extratropical no Brasil 

No último fim de semana, o Rio Grande do Sul começou a ser afetado por um ciclone extratropical que agora avança na região Sul do Brasil podendo causar chuva de granizo e estrago em alguns estados a partir de terça-feira (11). 

De acordo com o Inmet, o chamado sistema de baixa pressão atmosférica se formou no oceano e agora está se aproximando do continente, levando chuva, frio e ventos fortes em parte do centro-sul do Brasil. 

Segundo a cronologia dos eventos climáticos, o avanço do ciclone deve ocorrer assim: 

  • Terça-feira (11) as temperaturas caem no Rio Grande do Sul devido ao aumento da chuva; 
  • Quarta-feira (12) os ventos se intensificam durante a tarde e a noite alcançam até 110km/h no leste do RS e na parte serrana do estado; 
  • Quinta-feira (13) a intensidade do ciclone se desloca, atingindo Santa Catarina, onde deve provocar ressaca na faixa litorânea — a ressaca deve alcançar Laguna (SC) e Campos dos Goytacazes (RJ), com ondas de até 4 metros; 
  • Sexta-feira (14) uma massa de ar frio começa a atuar no Sul, com previsão de geada e temperaturas próximas a zero; 
  • Sábado (15) os ventos chegam ao Rio de Janeiro, alcançando também o litoral do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Nesta data, em São Paulo, há previsão de geada no sul do estado e na Serra da Mantiqueira. 

A Marinha do Brasil também divulgou nota à imprensa pedindo que navegantes consultem informações meteorológicas antes de embarcarem. 

Olhar Digital/Com informações do Inmet e G1

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes

yumetotoyumetotobuntogelbuntogelbuntogelbuntogelyumetotobuntogelafktotoafktotobandar togelyumetotoBuntogelBuntogelBuntogelBuntogelBuntogelBuntogelBuntogelBandar TogelBandar TogelBandar TogelEdatotoBandar TogelBuntogelBuntogelsitus totoBuntogelBuntogelBuntogelyumetotoYumetotoedatotoyumetotoafktotoyumetotoyumetotoyumetoto