quinta-feira, 21/11/2024
Banner animado
InícioNotíciasPolíticaProposta busca fim de contribuição previdenciária sobre aposentadorias de servidores públicos

Proposta busca fim de contribuição previdenciária sobre aposentadorias de servidores públicos

Banner animado

Enquete em plataforma do governo já recebeu apoio de mais de mil cidadãos.

Safira Campos / Da Redação

Está em votação, na plataforma Brasil Participativo, até esta sexta-feira (14.07) a proposta para acabar com a contribuição previdenciária incidente sobre as aposentadorias de. servidores públicos e seus pensionistas. A proposta, que já recebeu mais de 6 mil votos favoráveis, busca pôr fim à cobrança que incide sobre os proventos dos servidores aposentados, garantindo a isenção dessa contribuição. 

A Reforma da Previdência, EC 103/2019, aprovada no governo de Michel Temer estabelece a incidência da contribuição previdenciária sobre as aposentadorias dos servidores públicos e pensões, sendo que essas alíquotas são muito superiores ao regime geral do INSS. Conforme destaca o texto da proposta em votação, os servidores públicos contribuem mensalmente por um período de 30 anos, no caso das mulheres, e 35 anos, no caso dos homens, a fim de terem direito a uma aposentadoria integral. No entanto, mesmo após se aposentarem, eles são obrigados a continuar pagando a contribuição previdenciária.

A participação na plataforma Brasil Participativo está aberta a toda a sociedade e seguirá disponível até o dia 14 de julho. A proposta tem recebido amplo apoio da população, com milhares de cidadãos brasileiros votando a favor do fim da cobrança da contribuição previdenciária sobre aposentadorias e pensões. Para participar é necessário fazer login pelo gov.br, neste link

Representações sindicais como Fenajufe (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União), Sindifisco Nacional (entidade sindical representativa dos Auditores-Fiscais da Receita Federal) e ANFIP (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil), defendem que este é o momento oportuno para criar uma pressão social pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 555/2006. O texto também visa eliminar a cobrança da contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados, conhecida como contribuição de inativos.

Brasil Participativo

A Brasil Participativo é uma nova plataforma digital do governo federal que permite à população contribuir para a criação e melhoria das políticas públicas. Através dessa plataforma, cada pessoa pode votar em três programas de governo considerados prioritários, apresentar três propostas e apoiar outras três. As propostas mais votadas serão discutidas para integrar o Plano Plurianual (PPA), documento previsto na Constituição de 1988, que define metas, diretrizes e programas do governo. 

O PPA é uma das três leis orçamentárias do Brasil, ao lado da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA). Ele é elaborado sempre no primeiro ano do mandato presidencial e indica quais serão as prioridades para investimentos de recursos e para criação de políticas públicas. Através dele, são definidos os eixos, as diretrizes e os objetivos estratégicos do governo, bem como são apontados os programas e metas que permitirão atingir esses objetivos. O novo PPA irá valer para o período 2024-2027.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes