O GT será formado por membros da Assembleia Legislativa em parceria com a procuradoria da Casa Civil, Secretaria de Planejamento (Seplan) e Secretaria de Infraestrutura (Sinfra)
RAPHAELLA PADILHA/ Assessoria de Gabinete
Deputado Dilmar Dal Bosco participa de grupo de trabalho para estadualização de rodovias (Foto: Daniel Meneghini-Assessoria de gabinete) |
            Em face ao grande números de matérias,  versando sobre a estadualização de rodovias vicinais,  com parecer contrário por vÃcio de iniciativa pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa , o  deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM),  que preside os trabalhos da CCJR, reuniu-se com os secretários de Estado da Casa Civil, Paulo Taques, e de Infraestrutura, Marcelo Duarte Monteiro. O presidente propôs a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para mapear toda a malha viária de Mato Grosso e identificar os locais que precisam ser administrados pelo governo.
O GT será formado por membros da Assembleia Legislativa em parceria  com a procuradoria da Casa Civil, Secretaria de Planejamento (Seplan) e Secretaria de Infraestrutura (Sinfra). Dilmar explica que a ideia é estabelecer critérios especÃficos para estadualização, priorizando as interligações municipais e levando em consideração situações de isolamento, arrecadação e também a produção agrÃcola. Os trabalhos irão balizar o novo Fethab, que está em estudo pelo Executivo.
 “A estadualização de rodovias é de iniciativa privativa do governador, mas que não é executada por falta de regulamentação. A CCJR analisa a legalidade  das matérias apresentadas no Parlamento e há artigos em diversas legislações estadual e federal que impedem a apresentação de matéria pelos deputados, entre as argumentações proibitivas estão as despesas que essas iniciativas geram, em face da manutenção das estradas e também o fato de que esses valores não estão inclusos na LOAâ€, explicou a consultora da CCJR, Waleska Cardoso.
Diante do impasse quanto à inconstitucionalidade das matérias, Dilmar Dal’ Bosco pediu o sobrestamento dos projetos de estadualização até a solução com o Executivo. O inÃcio dos trabalhos do GT, previsto para a próxima semana, se dará com a apresentação, por parte dos parlamentares,  de todas as demandas pendentes no Estado. Essas propostas serão analisadas e, se atenderem aos critérios técnicos, executadas.
O objetivo, de acordo com Dilmar,  é zerar apresentação das matérias com este escopo, apresentadas na Assembleia Legislativa. “Vamos deixar de lado questões polÃticas para privilegiar critérios técnicos. Existe uma necessidade real de mudanças na malha viária e vamos analisar as situações de todas as regiões. Esse será apenas o primeiro trabalho do GT, sabemos que, se a PEC para criação de novos municÃpios for aprovada no Congresso Nacional teremos que redesenhar nosso mapa rodoviárioâ€, ponderou Dal’ Bosco.
O titular da Sinfra, Marcelo Duarte, afirmou que a sua pasta vai realizar o mapeamento da malha asfáltica de Mato Grosso para esclarecer questões importantes como a diferença das rodovias em domÃnio do Executivo,  que de acordo com a Seplan contabilizam 100 mil km, conflitando com a soma apresentada pela Associação Mato-grossense dos MunicÃpios (AMM), de 150 mil km.
“A proposta apresentada pela CCJR é convergente com a posição da Sinfra. Vamos catalogar e georreferenciar as estradas de Mato Grosso buscando um modelo eficazâ€, afirmou Marcelo Duarte.
Também estiveram presentes à reunião os deputados Pedro Satélite (PSD) e Nininho (PR), o técnico legislativo Luiz Celso Volpato Vieira, além do procurador da Casa Civil, Felipe Florêncio e a assessora jurÃdica do governador, LÃvia SalesÂ