quinta-feira, 21/11/2024
Banner animado
InícioGeralCiência e TecnologiaGoverno sinaliza investimentos na área de Ciência, Tecnologia e Inovação

Governo sinaliza investimentos na área de Ciência, Tecnologia e Inovação

Banner animado

DÉBORA SIQUEIRA
Redação/Gcom-MT

Direção e servidores da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) receberam a visita do governador Pedro Taques, na segunda-feira (06.07), para apresentar o planejamento da pasta para os próximos anos e a necessidade de investimentos. Taques sinalizou de forma positiva para a expansão das escolas técnicas, concurso público, investimento no estúdio da secretaria para cursos à distância, revisão da doação de prédio de três unidades no interior, repasses para custeio das oito escolas técnicas, dentre outros pontos.

Foram apresentados ao governador os gargalos da pasta, como a necessidade de expandir a quantidade de cursos técnicos no Estado. Taques pediu um estudo de viabilidade de novas unidades nas regiões Noroeste (Aripuanã, Castanheira, Juruena) e Baixo Araguaia (Confresa, Vila Rica, Porto Alegre do Norte) – novas áreas de expansão do Estado. Outras oito escolas técnicas que estavam com as obras paradas têm até um ano para serem concluídas.

O governador destacou que apenas critérios técnicos vão nortear a escolha dos locais onde serão instalados os novos campi da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e escolas técnicas. O chefe do executivo pediu que a Seciteci e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) discutam junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) o perfil econômico das regiões para que a mão de obra seja capacitada dentro da necessidade do mercado de trabalho.

A titular da Seciteci, Luzia Trovo, explicou ao governador que a Secitec, juntamente com a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), já realizam diagnóstico sobre os cursos ofertados pela pasta e avaliam se os mesmos estão de acordo com a realidade do desenvolvimento regional das cidades de Tangará da Serra, Diamantino, Alta Floresta, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Lucas do Rio Verde e Poxoréo.

Durante a visita, Taques assegurou o repasse de R$ 1 milhão para o estúdio do Núcleo de Educação à Distância da Seciteci. Contudo, o local deve atender a formação de professores – via Centros de Formação e Atualização de Professores (Cefapros) – e os servidores públicos por meio das escolas de Governo e de Saúde.

“Quero parabenizar a professora Luzia Trovo e a equipe de servidores pelo trabalho sério que resultará em frutos para Mato Grosso. Temos que pensar não somente no parque tecnológico, mas em uma rede tecnológica conectando o ensino técnico e também o ensino a distância. A Seciteci tem um estúdio que precisa ser bem utilizado. Não se fala em desenvolvimento sem conhecimento, tecnologia e inovação”, frisou o governador.

Por fim, a direção da Seciteci solicitou o aumento da dotação orçamentária da pasta para expansão da educação profissional e custeio das políticas de ciência, tecnologia e inovação. “Saímos aliviados dessa reunião porque nossos planos tiveram aval do governador e vamos fazer a ciência e tecnologia conectada ao desenvolvimento do Estado. Temos uma ação que é a reedição do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, em que 75 entidades públicas e privadas vão trabalhar na perspectiva de levantar indicadores e nas diretrizes desse plano”, completou Luzia Trovo. 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes