Se antes o foco era produzir mais com menos, agora a demanda passa a ser produzir com sustentabilidade e máxima qualidade
Por Bruno Dupin, editado por Bruno Capozzi
O assunto do momento no agronegócio é Agricultura Regenerativa. Você sabe o que é isso?
- Trata-se de uma prática que busca melhorar a saúde do solo, promovendo a biodiversidade e equilíbrio do ecossistema.
- Ela se concentra em técnicas que restauram, em vez de esgotar, os recursos do solo, tendo benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a produtividade das culturas.
- O assunto Agricultura Regenerativa não é novo, e já é abordado há muito tempo. Porém, com a pauta ESG e um grande foco em sustentabilidade, as empresas começaram a fazer dessa prática um novo modelo de negócios.
Ao longo desse texto, vamos mostrar como a Agricultura Regenerativa é importante e como o mercado está se movimentando para investir no setor.
Empresas estão de olho!
Dito isso, a PepsiCo e o Walmart anunciaram uma colaboração de 7 anos para buscar US$ 120 milhões em investimentos focados em apoiar os agricultores dos EUA e do Canadá em sua busca para melhorar a saúde do solo e a qualidade da água.
Ao estabelecer e ampliar programas financeiros, agronômicos e sociais, a ideia é permitir e acelerar a adoção de práticas de agricultura regenerativa em quase 1 milhão de hectares de terras agrícolas.
Os negócios da PepsiCo e do Walmart dependem dos agricultores para cultivar ingredientes que são usados ??para fabricar os produtos que os consumidores usam todos os dias. Com uma cadeia de suprimentos para as duas empresas que se estende por toda a América do Norte e envolve um grande volume de culturas, a sustentabilidade será diferente de commodity para commodity, região para região e até fazenda para fazenda.
A colaboração entre a PepsiCo e o Walmart oferece uma abordagem voluntária e flexível para a agricultura regenerativa que dá aos agricultores um lugar à mesa, reconhece a diversidade da agricultura e estabelece um novo modelo de negócios baseado em práticas diferentes das usuais, que podem gerar uma receita ainda maior para os agricultores.
Sustentabilidade de sucesso começa e termina com confiança. Na PepsiCo, trabalhamos muito para ganhar a confiança do agricultor, para que eles entendam que estamos investindo em seu legado e que possam deixar sua fazenda para a próxima geração (…) Os agricultores conhecem seus negócios melhor do que ninguém, e o que ouvimos deles é que, para que a agricultura regenerativa faça sentido comercial, três coisas precisam acontecer. Eles precisam de apoio econômico, apoio social e cultural e apoio agronômico. Essa colaboração estratégica com o Walmart promoverá nosso objetivo comum de apoiar os agricultores enquanto eles transformam a agricultura de uma forma que beneficia o planeta e as pessoas.Jim Andrew, diretor de sustentabilidade da PepsiCo.
A PepsiCo e o Walmart têm um foco comum no apoio às comunidades agrícolas, ao mesmo tempo em que melhoram a saúde do solo e da água, além de reduzir as emissões de carbono.
Mais iniciativas
Como a maior empresa de alimentos e bebidas convenientes da América do Norte, um sistema alimentar resiliente é essencial para os negócios da PepsiCo e sua capacidade de atingir suas ambiciosas metas pep+ (PepsiCo Positive). Os planos incluem impulsionar a adoção de práticas de agricultura regenerativa em 7 milhões de acres até 2030 e reduzir as emissões absolutas de GEE (Gás de Efeito Estufa) em mais de 40% em toda a sua cadeia de valor até 2030 (comparando como base dados de 2015), enquanto se esforça para alcançar emissões líquidas zero até 2040.
A Bayer, no mês passado, realizou um evento em NY, e deixou claro que as práticas de Agricultura Regenerativa são o novo foco da empresa e que as iniciativas para rastreabilidade e redução de emissão de carbono são prioridades para os próximos anos.
Nesse sentido, sugiro que os agricultores já comecem a entender mais sobre essas iniciativas e elaborem estratégias de manejo e condução com um foco não só em produtividade, mas em sustentabilidade. Se antes o foco era produzir mais com menos, agora a demanda passa a ser produzir com sustentabilidade e máxima qualidade.
O mundo tecnológico do campo exige, cada vez mais, práticas que suportem a longevidade das nossas lavouras e, consequentemente, dos alimentos!