terça-feira, 03/12/2024
Banner animado
InícioNotíciasSaúdeVeja verduras e legumes que podem curar fígado gorduroso em 3 meses

Veja verduras e legumes que podem curar fígado gorduroso em 3 meses

Banner animado

Por Vitor Guerra

Imagem de capa para Veja verduras e legumes que podem curar fígado gorduroso em 3 meses
Verduras e legumes, como broto de feijão, foram fundamentais para apresentar melhoras em pacientes com fígado gorduroso. Foto: Reprodução/Freepik.

Uma dieta repleta de verduras e legumes é a chave para ajudar no tratamento contra o fígado gorduroso (doença hepática gordurosa não alcoólica). É o que disse um estudo realizado por pesquisadores italianos.

Os especialistas do Instituto Nacional de Gastroenterologia da Itália realizaram uma pesquisa com 40 pacientes, buscando entender mecanismos que ajudassem no combate à doença.

Durante o estudo os pacientes recebiam em casa todos os dias chicória, broto de feijão, nabo e mostarda brava, tendo que consumir uma porção de cada em substituição a uma porção de carboidratos. Depois de 3 meses, todos os pacientes mostraram uma melhora na condição!

Fígado gorduroso

O fígado gorduroso, ou esteatose hepática, é uma doença que aparece principalmente a uma dieta desequilibrada, rica em gorduras e álcool.

Além disso, estilo de vida sedentário, obesidade ou excesso de peso também podem ajudar no aparecimento da condição.

Muitas das vezes assintomática, a doença é descoberta com realização de ultrassonografia, que indicam valores elevados de gama-GT e transaminases.

Apesar de silenciosa, ela pode trazer sérios problemas para o paciente, evoluindo para cirrose e, por vezes, câncer hepático.

Prevenção e dita

Bom, segundo os pesquisadores, além de uma dieta rica em verduras e legumes é essencial para tratar e evitar o fígado gorduroso.

O resultado da pesquisa também surpreendeu porque não foi pedido aos pacientes que mudassem completamente seus estilos de vida, apenas a mudança na dieta, substituindo uma porção de carboidratos pelos alimentos entregues pelos especialistas.

Apesar disso, alterar o estilo de vida, evitando alimentos ultraprocessados e gordurosos, praticar atividade física regular e manter o controle do peso de maneira saudável, também ajudam no combate à doença.

Na dieta, privilegie frutas, verduras e cereais, evite álcool e alimentos com alto teor de frutose e glicose.

Não é preciso cortar a carne vermelha, por exemplo, mas reduzir o consumo, assim como gorduras de origem vegetal, como margarina e azeite.

Lanches, bebidas e sucos de frutas embalados não são recomendados, opte por sucos naturais feitos em casa e sem grandes quantidades de açúcar.

O broto de feijão foi um dos alimentos que ajudou na melhora dos pacientes com fígado gorduroso. Foto: Reprodução/Freepik.

O broto de feijão foi um dos alimentos que ajudou na melhora dos pacientes com fígado gorduroso. Foto: Reprodução/Freepik.

Evitar comidas alimentos ultraprocessados, gordurosos e cheios de açúcar também ajudam na prevenção e combate à doença. Foto: Reprodução/Freepik.

Evitar comidas alimentos ultraprocessados, gordurosos e cheios de açúcar também ajudam na prevenção e combate à doença. Foto: Reprodução/Freepik.

SNB/Com informações do Catraca Livre.

Espalhe notícia boa!

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes

yumetotoyumetotobuntogelbuntogelbuntogelbuntogelyumetotobuntogelafktotoafktotobandar togelyumetotoBuntogelBuntogelBuntogelBuntogelBuntogelBuntogelBuntogelBandar TogelBandar TogelBandar TogelEdatotoBandar TogelBuntogelBuntogelsitus totoBuntogelBuntogelBuntogelyumetotoYumetotoedatotoyumetotoafktotoyumetotoyumetotoyumetoto