quarta-feira, 22/01/2025
Banner animado
InícioNotíciasSaúdeCasos de Covid-19 voltam a crescer, aponta Fiocruz

Casos de Covid-19 voltam a crescer, aponta Fiocruz

Banner animado

O Rio de Janeiro é o estado com o maior crescimento no número de casos de Covid-19 e as infecções aconteceram principalmente entre adultos

Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 

Células da nova variante da Covid-19
Vírus da Covid-19 (Imagem: Reuters)

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados à Covid-19 apresentaram crescimento nos estados do Sudeste e do Centro-Oeste. As informações fazem parte do mais novo Boletim InfoGripe, divulgado pela Agência Fiocruz. Segundo os dados, o aumento nas infecções ocorreu principalmente entre a população adulta.

Rio de Janeiro apresenta aumento de casos em adultos

  • O Rio de Janeiro é o estado com maior crescimento dos casos.
  • Um leve aumento também foi verificado no Espírito Santo, em Goiás e em São Paulo.
  • Os dados são referentes as período de 3 a 9 de setembro e apontam para um cenário diferente do observado durante o mês de agosto.
  • O quadro atual indica o início de uma interrupção na tendência de crescimento dos casos associados ao rinovírus em crianças e pré-adolescentes.

Testagem e vacinação são fundamentais

s resultados apresentados no mais recente boletim indicam a necessidade de reforçar a testagem e a vacinação contra a Covid-19.

É fundamental a vacina no braço dentro da recomendação atual das doses de reforço. Caso não esteja em dia, busque o posto de saúde mais próximo. Assim, esse ciclo de crescimento de Covid-19 que estamos começando a observar será de menor impacto. O risco fica bem menor com a vacina, principalmente, para evitar o desenvolvimento de casos graves.Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe

Gomes ressalta que quem apresentar um quadro de resfriado ou sintomas gripais (como dificuldades respiratórias, tosses, espirros e desconfortos no corpo) deve procurar um posto de saúde para realizar a testagem. Ele reforça ainda que para quem apresentar esses sintomas e tiver que sair de casa, o uso da máscara de proteção é imprescindível. 

(Imagem: Fusion Medical Animation/Unsplash)

Casos e óbitos

No total, já foram notificados 133.786 casos de SRAG no ano epidemiológico 2023, sendo 51.517 (38,5%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 67.046 (50,1%) negativos e ao menos 8.057 (6%) aguardando resultado laboratorial.

Dentre os casos positivos, 8,7% foram de influenza A, 4,6% de influenza B, 39,2% foram VSR e 30,2% foram Sars-CoV-2 (Covid-19). Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 2,9% para influenza A, 0,9% para influenza B, 13,3% para VSR e 35,6% para Sars-CoV-2 (Covid-19). 

Também já foram registrados 8.057 óbitos, sendo 4.128 (51,2%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório; 3.355 (41,6%) negativos; e ao menos 169 (2,1%) aguardando resultado laboratorial. Dentre os casos positivos, 11,4% são de influenza A, 5,7% influenza B, 8,0% VSR e 69,6% são Sars-CoV-2 (Covid-19).

Fonte: Olhar Digital

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes