quinta-feira, 21/11/2024
Banner animado
InícioCOMUNIDADE EM PAUTANovo RG se tornou OBRIGATÓRIO em todo o país; saiba qual o...

Novo RG se tornou OBRIGATÓRIO em todo o país; saiba qual o prazo para atualizar o documento

Banner animado

Desse modo, o Governo Federal decidiu expandir o prazo de adaptação para6 de novembro.Até essa data, todos os estados devem emitir o novo RG

 Foto: Reprodução

    Novo RG é obrigatório!É isso mesmo: recentemente, o Governo Federal bateu o martelo e decretou que, em breve, todos os brasileiros terão que trocar o RG tradicional pela nova versão do documento. O objetivo da medida é garantir uma padronização documental para todas as regiões do Brasil. Nesse sentido, surge a dúvida:qual é o prazo máximo para atualizar o documento em 2023?

Hoje em dia, junto com o CPF, o RG é considerado um dos documentos mais importantes para a vida social dos brasileiros. Também chamado de Carteira de Identidade, o documento passou por diversas modificações nos últimos anos, e a mais importante foi a implementação do novo RG. Com isso em mente, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre o novo RG obrigatório, incluindo o passo a passo completo para emití-lo.

Novo RG tem grandes novidades!

Diferentemente do que muita gente imagina, o novo RG não é apenas digital! Pelo contrário: na verdade, a versão digital do documento só pode ser acessada após sua impressão física, que é realizada por meio de papel ou policarbonato.

Muito mais tecnológico que a carteira de identidade tradicional,o novo RG traz diversas novidades para os brasileiros. Veja abaixo:

  • Código MRZ:A nova versão da carteira de identidade tem um código de segurança especial, no mesmo estilo do código que é incluído nos passaportes;
  • Estética: O design do documento é padronizado para todos os estados do Brasil;
  • Informações especiais:Os brasileiros podem inserir dados de saúde (como tipo sanguíneo e informações sobre doação de órgão) no RG Digital;
  • Registro Geral:Na nova carteira de identidade, a numeração do CPF será utilizada para identificar o RG, oferecendo um maior nível de praticidade e transparência para os cidadãos;
  • Autenticação digital:Por meio de um QR Code, a identidade dos brasileiros poderá ser comprovada pela internet nos aplicativos Gov.br;
  • Substituição do passaporte:Finalmente, os brasileiros também poderão usar o novo RG como substituto do passaporte em viagens internacionais para países integrantes do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela).

Quem pode tirar a nova carteira de identidade?

Todos os cidadãos brasileirostêm direito à emissão da nova carteira de identidade. O mesmo pode ser dito sobre os estrangeiros naturalizados, e os portugueses que possuem igualdade de direitos.

O processo de emissão, primordialmente, é realizado de maneira presencial.No agendamento das emissões, os seguintes grupos têm prioridade:

  • Idosos com mais de 60 anos;
  • Pessoas com Deficiência (PCDs);
  • Gestantes;
  • Lactantes;
  • Pessoas com crianças de colo;
  • Pessoas com obesidade;
  • Pessoas no espectro autista.

Em alguns casos, esses grupos conseguem, inclusive, garantir a emissão do novo RGsem realizar agendamento prévio.

Quais estados já emitem o novo RG obrigatório?

De acordo com a legislação original do novo RG obrigatório, todos os estados brasileiros deveriam ter se adequado ao novo modelo até, no máximo, o dia6 de março deste ano.

No entanto, isso acabou não acontecendo. Devido a entraves orçamentários e mudanças de governo ocasionadas pelas eleições, poucas unidades federativas conseguiram se adequar ao novo processo de emissão.

Desse modo, o Governo Federal decidiu expandir o prazo de adaptação para6 de novembro.Até essa data, todos os estados devem emitir o novo RG.

Pelo menos até o momento, 12 estados brasileiros já estão emitindo o novo RG obrigatório.Abaixo, você pode conferir a lista completa:

  • Acre,
  • Alagoas,
  • Amazonas,
  • Goiás,
  • Mato Grosso,
  • Minas Gerais,
  • Pernambuco,
  • Piauí,
  • Paraná,
  • Rio de Janeiro,
  • Rio Grande do Sul,
  • Santa Catarina.
  • Até quando é possível emitir o novo RG obrigatório?

Na perspectiva do Governo, todos os brasileiros devem trocar a carteira de identidade tradicional pelo novo RG em, no máximo, 10 anos após a publicação da portaria que descreve o documento digital.

Como a portaria em questão foi publicada em 2022, os brasileirosdevem realizar a troca até meados de 2032.Além disso, nos processos de renovação do documento, os estados que listamos acima já estão emitindo a nova versão do documento.

Quanto à validade do novo RG, o prazo varia de acordo com a faixa etária dos solicitantes.Veja abaixo a tabela:

  • Crianças de 0 a 10 anos:O prazo de validade do novo RG é de 5 anos;
  • Pessoas de 12 a 60 anos:O prazo de validade do novo RG é de 10 anos;
  • Idosos com mais de 60 anos:O documento não perde a validade, podendo ser utilizado até o final da vida.

Os idosos com mais de 60 anos, inclusive, não são obrigados a trocar a carteira de identidade tradicional pelo novo RG. Mas, para garantir acesso aos novos recursos do documento, pode ser interessante solicitar a reemissão.

Como emitir o novo RG obrigatório?

Agora que você já sabe em quais situações é obrigatório emitir o novo RG, e até quando os brasileiros devem renovar o documento, é hora de conferir opasso a passo completo para garantir a emissão da nova Carteira de Identidade.

Como você já pôde perceber, a emissão do RG não é de responsabilidade do Governo Federal, mas sim dos estados. É por isso que alguns estados ainda não começaram o processo de emissão.

Seja como for, o passo a passo que vamos mostrar abaixo vale para todas as unidades federativas. Leia com atenção e veja como emitir o novo RG obrigatório:

  • Compareça, presencialmente, ao órgão emissor do seu estado (acesse o site do governo estadual para conferir o endereço);
  • Diga ao atendente que você deseja emitir a nova carteira de identidade;
  • Apresente a documentação pedida (certidão de nascimento ou casamento, documento de identificação anterior, comprovante de residência, CPF, foto 3×4 recente, PIS/PASEP, carteira de motorista, cadastro nacional de saúde, carteira de trabalho, identidade profissional e comprovação de tipo sanguíneo);
  • Use a sua conta Gov.br para garantir o caráter individual do documento (se você ainda não tem essa conta, clique aqui para descobrir como fazer o cadastro);
  • Nesse momento, o atendente deve informar o prazo para a retirada do documento no órgão;
  • Pronto!A partir daí, é só comparecer ao órgão no dia marcado para retirar o documento e acessar sua versão digital no app Gov.br.

Ainda tem dúvidas sobre a nova carteira de identidade?Deseja conferir mais informações sobre o RG digital obrigatório? Acesse o site oficial do Governo para solucionar todas as questões:https://www.gov.br/governodigital/pt-br/teste-css/identidade-digital/carteira-de-documentos-digitais.

Seus documentos agora podem ficar na palma de suas mãos!

Como é de conhecimento geral, a tecnologia vemevoluindocom uma grande constância. Levando isso em conta, hoje em dia, ter um aparelho celular em mãos é sinônimo de ter acesso às maisdiversas facilidadesdo mundo digital.

Neste sentido, ainda que muita gente não saiba da existência deles, osdocumentos digitaisjá são uma realidade, e mais, eles são totalmente seguros e livres de invasão, desde que os devidos cuidados sejam tomados. Eles também sãoválidosem todo o território nacional.

Atualmente, os principais documentos digitais existentes são:

  • Carteira de Trabalho Digital –bityli.com/RTJ3D;
  • Título de Eleitor –bityli.com/UsQGMq;
  • RG –bityli.com/y9org;
  • CNH –bityli.com/xbATO;
  • CPF –bityli.com/wpMKMjaO;
  • Carteira do SUS –bityli.com/ecRqY.

O que é preciso para tirar o passaporte?

Ao mencionar-se os documentos importantes para os cidadãos brasileiros, é inviável deixar de apontar o passaporte. O passaporte, além de servir como um excelente documento de identificação pessoal, visto que conta com a foto do titular, também é fundamental para ir para determinados países.

No entanto, o processo para tirar o documento é responsável por gerar uma série de dúvidas. Antecipadamente, é possível inicá-lo sem sair de casa, considerando as seguintes orientações:

  1. É necessário preencher o formulário da Polícia Federal (curtlink.com/zQCYAS);
  2. Em seguida, será preciso pagar a Guia de Recolhimento da União, cujo valor médio é de R$ 250;
  3. Feito isso, basta agendar o atendimento pela Polícia Federal (servicos.dpf.gov.br/sinpa/paginaInicialAgendamento.do).

O útlimo passo consiste em comparecer no local previsto e na data prevista, o que será possível verificar após o agendamento. Também será necessário portar em mãos a documentação mencionada durante o agendamento.

Como faço para tirar a segunda via da certidão de nascimento?

A certidão de nascimento é um documento importante na vida dos cidadãos brasileiros. Trata-se do primeiro documento que um novo cidadão tem, além de ser o marco do registro daquele indivíduo, contendo o nome dos pais e as demais informações sobre o nascimento.

Como o documento é feito logo após o nascimento, é comum que ele sofra danos e/ou seja perdido ao decorrer da vida. No entanto, ficar sem a certidão de nascimento pode ser um tanto quanto perigoso, e por isso, é preciso emitir outra o quanto antes.

Para isso, será preciso entrar em contato com algum cartório local, considerando o local de nascimento do cidadão. Através do contato com o cartório, basta verificar as regras para a solicitação da segunda via. É possível encontrar diversos carteiros diretamente pelos siteswww.centraldascertidoes.com.br,www.registrocivil.org.brewww.cartorize.com.br.

Terrabrasilnoticias

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes