Comportamento
Por Taty Bruzzi
Porém, a fossa não pode ser eterna. Qualquer um que termina um namoro, precisa saber a hora de se dar uma chance. Levantar, sacudir a poeira e ir à luta, em busca de um relacionamento ou não.
Se você acabou de se separar, que tal ter a certeza de que já virou a página? Destacamos a seguir sete sinais comuns em quem ainda não esqueceu o ex. Leia e caso se identifique com alguma delas, procure repensar a respeito do que você quer da vida. Afinal, há certas histórias que não valem a pena serem remoÃdas.
Â
– Redes sociais: nos tempos modernos, todo mundo faz parte de pelo menos uma rede social. Para especialistas, a facilidade com a qual as redes sociais permitem monitoramento 24 horas faz com que o próprio usuário não tenha limites. Então, se você fica ligada no perfil do ex a toda hora indica que ainda não superou o término do namoro. A situação piora se você acredita ter direito de cobrar algo diante da publicação de uma foto durante um encontro, por exemplo. Â
– Objetos de recordações: segundo especialistas, é complicado se desfazer de objetos que lembrem o passado dos dois juntos. Em caso de boas lembranças, é até saudável ter com o que recordar essa fase da vida. A situação muda de figura quando o objeto remete à dor ou se torna alvo de “endeusamentoâ€. Por exemplo, quando não se aceita que outra pessoa toque nele só porque foi presente do ex.
Â
– Lembranças: é perfeitamente normal sentir saudades da pessoa, recordar os bons momentos que passaram juntos. Então, apenas a lembrança não significa que você não tenha superado a separação. Por outro lado, especialistas alertam para o fato da saudade se encadear para a tristeza, o sofrimento. Ficar se remoendo diante dos objetos ou fotos do ex um forte sinal de que você não superação a separação.
– Achar que ninguém é tão bom quanto o seu ex: ninguém é igual ao outro, mas é preciso acreditar que os seus próximos relacionamentos serão tão bons ou até melhores que o anterior. Para os especialistas, este é um dos segredos para superar o término de um relacionamento.
– Sentimento de culpa: não se deve culpar-se pelo término de uma relação. Persistir nessa ideia e querer encontrar razões para o fim do namoro é um forte sinal de que o ex não está superado, conforme opinião de especialistas;
Â
– Procurar homens com caracterÃsticas do seu ex: cada pessoa tem caracterÃsticas diferentes. Então, quem corre atrás de uma cópia do seu ex vai encontrar sofrimentos e frustrações.
– Manter fotos dele pela casa: para especialistas, é o sintoma com maior indÃcio de que a relação não foi superada. Afinal, você está negando a si mesma o término do namoro, além de querer mantê-la viva no seu dia a dia. Por outro lado, isso não quer dizer que você precisa jogar fora as fotos dele ou de vocês juntos. Guarde-as em um álbum de recordações, de preferência dentro de uma caixa onde não tenha fácil acesso. Depois de passado um tempo, com a cabeça fria, decida o que fazer. De acordo com especialistas, superar o fim de uma paixão é um passo importante que deve ser feito aos poucos. Para isso, o aconselhável é apostar em hábitos diferentes da rotina que mantinha com ele, e contar com a ajuda dos amigos e da famÃlia.