Do Rio de Janeiro vem a primeira escola de samba só para mulheres! O Grêmio Recreativo Escola de Samba TPM nasceu há 10 anos atrás e vem combatendo o machismo com muita música e empoderamento.
A história começou em 2013, lá em Madureira. O bloco Turma da Paz de Madureira – TPM – já é um sucesso e em 2023 desfilaram pela primeira vez na categoria de avaliação das escolas. O desfile rendeu o terceiro lugar no bronze e agora elas querem mais e vão em busca do [grupo] prata!
Ao todo a Escola tem 500 mulheres que trabalham diariamente para tudo sair perfeito. E o enredo para o desfile de 2024 já está pronto: ‘Lugar de mulher é onde ela quiser’. Alguém tem dúvida de que elas vão arrasar?
Machismo no carnaval
E o bloco não nasceu à toa.
O meio do Carnaval carrega uma herança muito machista.
No grupo especial das escolas de samba do Rio, por exemplo, apenas duas têm presidentes mulheres. A Imperatriz e a Mangueira.
É nesse contexto que há 10 anos atrás essas mulheres se juntaram e fizeram uma verdadeira revolução.
“A luta contra o preconceito é constante. Depois de 10 anos de muita luta, resistência e vencendo todos os tipos de preconceitos, decidimos que era chegada a hora de voarmos mais alto, nos tornamos a primeira escola de samba feminina do Brasil”, disse Barbara Rigaud, presidente da escola.
Só mulheres
E aqui tudo é feito por elas!
Cada função necessária para fazer o Carnaval acontecer e a escola crescer ainda mais ,é realizada pelas 500 mulheres envolvidas na agremiação.
A ideia principal é agregar cada vez mais mulheres e conquistas inéditas nos desfiles de carnaval.
Samba-enredo 2024
E pra fechar o ano com tudo e começar fortemente a preparação para 2024, elas lançam hoje o samba-enredo para o próximo carnaval.
‘Lugar de Mulher é onde ela quiser’! É com esse tema que a TPM vai em busca do grupo prata em 2024 no desfile da Intendente Magalhães.
O lançamento está marcado para hoje, na quadra do Império Serrano.
Sonoticiaboa / Com informações de Diário do Rio de Janeiro.
Espalhe notícia boa!