Mato Grosso (MT) e outros 14 estados do Brasil enfrentam, a partir desta quinta-feira (14.12) uma nova onda de calor. Conforme alerta publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperadas temperaturas 5ºC acima da média por período de 03 até 05 dias.
O alerta entra em vigor às 12h de quinta-feira e permanecerá válido até as 19h de domingo (17.12). O comunicado destaca que as altas temperaturas representam um risco à saúde, e o Inmet recomenda entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 para obter orientações.
Ao todo, serão 3.352 municípios atingidos, segundo a previsão. A onda vai afetar toda a área de Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Outros estados com alerta são Tocantins, Rondônia, Maranhão, Piauí, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo (incluindo a capital), Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.
Em Mato Grosso, quase todos os municípios serão afetados, com exceção dos localizados no extremo norte do estado. Conforme o Inmet, 138 cidades vão sofrer os efeitos do fenômeno. Essa deve ser nona onda de calor a atingir o Brasil em 2023, segundo registros do Inmet. A última ocorreu entre 13 e 19 de novembro.
A previsão do Inmet é que a região Centro-Oeste tenha as maiores temperaturas no fim desta semana. Cuiabá deve ter máxima de 36°C na quinta e de 37°C na sexta (15.12). Apesar da expectativa de temperaturas bastante elevadas, este evento de calor intenso não deverá ser tão forte quanto os ocorridos nos meses anteriores, mas ainda assim requer atenção.
Da redação