sexta-feira, 22/11/2024
Banner animado
InícioTRANSPORTESBR-163 terá três grandes obras ainda no primeiro semestre de 2024

BR-163 terá três grandes obras ainda no primeiro semestre de 2024

Banner animado

Projetos contemplam a segunda frente de duplicação da BR-163, entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, além da BR-070 (rodovia dos Imigrantes)

BR-163 foto Willian Kanashiro Secom-MT
Foto: Willian Kanashiro/Secom-MT

As obras de duplicação na BR-163 deverão avançar entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, além da BR-070 (rodovia dos Imigrantes). É o que prevê o planejamento da concessionária Nova Rota do Oeste para o primeiro semestre de 2024, que prevê ainda a construção da área de escape na Serra de São Vicente (BR-364), em Santo Antônio de Leverger.

Os trechos em questão no médio-norte e na rodovia dos Imigrantes são considerados prioritários diante do alto fluxo de veículos e índice de acidentalidade. A intervenção nesses locais, explica a concessionária, atende ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

De acordo com a Nova Rota do Oeste, a concessionária encerra 2023 finalizando a contratação da empresa responsável pela segunda frente de duplicação da BR-163, entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.

A autorização para contratação foi assinada no final de outubro e ainda antes do novo ano deve ser concluída. Esse pacote de obras prevê o investimento de R$ 650 milhões na construção de mais 80 quilômetros de pista nova na BR-163 e recuperação da via já existente (do km 601 ao km 681 da BR-163), readequação de parâmetro de outros 8 quilômetros (do km 593 ao km 601, na travessia urbana), construção de seis dispositivos, sendo três diamantes (viaduto) e três retornos em desnível, além de cinco retorno em nível e uma ponte sobre o rio dos Patos.

Ainda no primeiro semestre de 2024, deve ser iniciada a remodelação da rodovia dos Imigrantes (trecho da BR-070 que contorna Cuiabá e Várzea Grande, interligando o sul e o norte da BR-163/364) a partir da Capital sentido o norte de Mato Grosso. As obras iniciam na região do Distrito Industrial de Cuiabá, onde já há projeto finalizado, enquanto o projeto do trecho de Várzea Grande, que engloba os populosos bairros do Capão Grande, São Mateus e Praia Grande, é atualizado para se adaptar à sua característica urbana.

BR-163 foto governo de Mato Grosso
Foto: Governo de Mato Grosso

Outras obras previstas na BR-163

Entre as prioridades para o primeiro semestre de 2024 na BR-163 também está a reformulação da travessia urbana de Sinop com a construção de seis viadutos e duplicação de um trecho de 27 quilômetros da BR-163. Este projeto está sendo finalizado e deve ir para o mercado no início do ano.

Também para os próximos meses está prevista a aprovação, junto à ANTT, para a construção da área de escape na Serra de São Vicente (BR-364), em Santo Antônio de Leverger. A concessionária ressalta que tal obra não faz parte das obrigações contratuais. Contudo, diante da relevância para a ampliação da segurança viária no trecho, a empresa trabalha para inclusão do serviço no escopo de trabalho.

Lula assina transferência da concessão da BR-163 para governo de Mato Grosso
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Mudança de controle acionário

governo de Mato Grosso assumiu em 2023 a concessão da BR-163 no trecho que compreende da divisa com o estado de Mato Grosso do Sul e Sinop, após a assinatura de transferência de concessão efetuada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva. O controle acionário foi assumido pelo estado através da MT Par Investimentos.

Balanço divulgado recentemente pela Nova Rota do Oeste destaca que a BR-163 encerrará 2023 com saldo de 3,5 vezes a mais de investimentos em comparação aos últimos sete anos.

O balanço financeiro da Concessionária aponta que de 1º de janeiro a 30 de novembro de 2023, a rodovia recebeu R$ 332,6 milhões em investimentos, enquanto em todo o decorrer de 2022 foram investidos R$ 94,1 milhões. Os dados são divulgados ao mercado por meio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Do total aplicado na rodovia, 96% foram destinados para melhoria da infraestrutura da BR-163/364 e rodovia dos Imigrantes: manutenção, recuperação, passarela, duplicação, entre outros. O restante foi investido no fortalecimento do atendimento ao usuário, por meio de modernização de equipamentos e espaço físico.

O diretor presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchôa, avalia que 2023 foi um ano de desafios e conquistas que se encerra com muitas vitórias e uma agenda forte de trabalho pela frente.

“Estamos empenhados em cumprir todas as metas e prazos estabelecidos no contrato de concessão, sempre com foco em entregar o melhor para a população de Mato Grosso e usuários da BR-163. Esse é um compromisso de todos que trabalham na Concessionária e já estamos focados nas entregas de 2024”.

Obras em Nova Mutum BR-163 foto Governo de Mato Grosso
Foto: Governo de Mato Grosso

Sete anos de obras paralisadas

Após sete anos de obras paralisadas, a duplicação da BR-163 foi retomada a partir de Diamantino (km 507 da BR-163). Somente essa frente de serviço concentra 450 pessoas em atividade. Atualmente, o canteiro de obras conta com mais de 15 quilômetros em fase de pavimentação da pista nova, reconstrução de cinco quilômetros da via já existente, construção de acostamento e canteiro central. Ao todo, esse contato prevê a ampliação de capacidade de 86 quilômetros até Nova Mutum.

Dentro do pacote de investimento deste ano está a recuperação e manutenção da rodovia, de Itiquira a Sinop, sendo que a maior concentração dos serviços ocorreu nos 500 quilômetros entre Cuiabá (BR-070, rodovia dos Imigrantes) e Sinop (BR-163). Nesse trecho, cinco equipes trabalharam na manutenção profunda da rodovia, preparando a pista para o período chuvoso. A Nova Rota do Oeste concluiu ainda a reconstrução da ponte sobre o Rio Vermelho (BR-364, em Rondonópolis) e entregou a segunda passarela da BR-364, também em Rondonópolis.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes