Projetos contemplam a segunda frente de duplicação da BR-163, entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, além da BR-070 (rodovia dos Imigrantes)
As obras de duplicação na BR-163 deverão avançar entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, além da BR-070 (rodovia dos Imigrantes). É o que prevê o planejamento da concessionária Nova Rota do Oeste para o primeiro semestre de 2024, que prevê ainda a construção da área de escape na Serra de São Vicente (BR-364), em Santo Antônio de Leverger.
Os trechos em questão no médio-norte e na rodovia dos Imigrantes são considerados prioritários diante do alto fluxo de veículos e índice de acidentalidade. A intervenção nesses locais, explica a concessionária, atende ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
De acordo com a Nova Rota do Oeste, a concessionária encerra 2023 finalizando a contratação da empresa responsável pela segunda frente de duplicação da BR-163, entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.
A autorização para contratação foi assinada no final de outubro e ainda antes do novo ano deve ser concluída. Esse pacote de obras prevê o investimento de R$ 650 milhões na construção de mais 80 quilômetros de pista nova na BR-163 e recuperação da via já existente (do km 601 ao km 681 da BR-163), readequação de parâmetro de outros 8 quilômetros (do km 593 ao km 601, na travessia urbana), construção de seis dispositivos, sendo três diamantes (viaduto) e três retornos em desnível, além de cinco retorno em nível e uma ponte sobre o rio dos Patos.
Ainda no primeiro semestre de 2024, deve ser iniciada a remodelação da rodovia dos Imigrantes (trecho da BR-070 que contorna Cuiabá e Várzea Grande, interligando o sul e o norte da BR-163/364) a partir da Capital sentido o norte de Mato Grosso. As obras iniciam na região do Distrito Industrial de Cuiabá, onde já há projeto finalizado, enquanto o projeto do trecho de Várzea Grande, que engloba os populosos bairros do Capão Grande, São Mateus e Praia Grande, é atualizado para se adaptar à sua característica urbana.
Outras obras previstas na BR-163
Entre as prioridades para o primeiro semestre de 2024 na BR-163 também está a reformulação da travessia urbana de Sinop com a construção de seis viadutos e duplicação de um trecho de 27 quilômetros da BR-163. Este projeto está sendo finalizado e deve ir para o mercado no início do ano.
Também para os próximos meses está prevista a aprovação, junto à ANTT, para a construção da área de escape na Serra de São Vicente (BR-364), em Santo Antônio de Leverger. A concessionária ressalta que tal obra não faz parte das obrigações contratuais. Contudo, diante da relevância para a ampliação da segurança viária no trecho, a empresa trabalha para inclusão do serviço no escopo de trabalho.
Mudança de controle acionário
O governo de Mato Grosso assumiu em 2023 a concessão da BR-163 no trecho que compreende da divisa com o estado de Mato Grosso do Sul e Sinop, após a assinatura de transferência de concessão efetuada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva. O controle acionário foi assumido pelo estado através da MT Par Investimentos.
Balanço divulgado recentemente pela Nova Rota do Oeste destaca que a BR-163 encerrará 2023 com saldo de 3,5 vezes a mais de investimentos em comparação aos últimos sete anos.
O balanço financeiro da Concessionária aponta que de 1º de janeiro a 30 de novembro de 2023, a rodovia recebeu R$ 332,6 milhões em investimentos, enquanto em todo o decorrer de 2022 foram investidos R$ 94,1 milhões. Os dados são divulgados ao mercado por meio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Do total aplicado na rodovia, 96% foram destinados para melhoria da infraestrutura da BR-163/364 e rodovia dos Imigrantes: manutenção, recuperação, passarela, duplicação, entre outros. O restante foi investido no fortalecimento do atendimento ao usuário, por meio de modernização de equipamentos e espaço físico.
O diretor presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchôa, avalia que 2023 foi um ano de desafios e conquistas que se encerra com muitas vitórias e uma agenda forte de trabalho pela frente.
“Estamos empenhados em cumprir todas as metas e prazos estabelecidos no contrato de concessão, sempre com foco em entregar o melhor para a população de Mato Grosso e usuários da BR-163. Esse é um compromisso de todos que trabalham na Concessionária e já estamos focados nas entregas de 2024”.
Sete anos de obras paralisadas
Após sete anos de obras paralisadas, a duplicação da BR-163 foi retomada a partir de Diamantino (km 507 da BR-163). Somente essa frente de serviço concentra 450 pessoas em atividade. Atualmente, o canteiro de obras conta com mais de 15 quilômetros em fase de pavimentação da pista nova, reconstrução de cinco quilômetros da via já existente, construção de acostamento e canteiro central. Ao todo, esse contato prevê a ampliação de capacidade de 86 quilômetros até Nova Mutum.
Dentro do pacote de investimento deste ano está a recuperação e manutenção da rodovia, de Itiquira a Sinop, sendo que a maior concentração dos serviços ocorreu nos 500 quilômetros entre Cuiabá (BR-070, rodovia dos Imigrantes) e Sinop (BR-163). Nesse trecho, cinco equipes trabalharam na manutenção profunda da rodovia, preparando a pista para o período chuvoso. A Nova Rota do Oeste concluiu ainda a reconstrução da ponte sobre o Rio Vermelho (BR-364, em Rondonópolis) e entregou a segunda passarela da BR-364, também em Rondonópolis.