
O bloqueio de cookies de terceiros chega a apenas 1% dos usuários do Google Chrome; veja o que muda na navegação

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O Chrome, navegador do Google, começa a bloquear cookies de terceiros a partir desta quinta-feira (04). Nesta primeira etapa, a mudança chega a apenas 1% dos usuários. Segundo a empresa, o bloqueio deve chegar a todos a partir do terceiro trimestre de 2024.
Para quem tem pressa:
- O Google começa a implementar o bloqueio de cookies de terceiros no Chrome para 1% dos usuários, com planos de expandir para todos até o terceiro trimestre de 2024;
- Usuários selecionados para a primeira fase do bloqueio receberão uma notificação sobre a mudança ao abrir o navegador tanto em computadores quanto em celulares Android;
- Cookies são dados armazenados pelos navegadores usados para segmentar anúncios. O Chrome visa melhorar a privacidade com a “proteção antirrastreamento”;
- A mudança poderá causar instabilidade em alguns sites, mas o Chrome oferece uma opção para reativar temporariamente os cookies de terceiros se necessário.
Os usuários “premiados” receberão um aviso sobre o bloqueio dos cookies ao abrirem o navegador. A notificação vai aparecer tanto em computadores quanto celulares, desde que sejam Android. Ou seja, a versão do Chrome para iPhone ficou de fora, por enquanto.Play Video
Google Chrome e cookies: o que muda?

Os cookies são dados armazenados em navegadores a pedido dos sites para segmentar anúncios publicitários. Sabe quando você pesquisa algo (por exemplo: monitor de 27 polegadas) e, logo depois, começam a pipocar anúncios daquilo? Isso ocorre por conta dos cookies.
O Google chamou este bloqueio de “proteção antirrastreamento“, parte da iniciativa Privacy Sandbox. Com esta mudança, a big tech – que trabalha para interromper esse tipo de rastreio desde 2020 – aposta numa alternativa “mais focada em privacidade”.
Ao tirar os cookies de terceiros da conta, o Google vai repassar informações aos anunciantes de forma anônima. Eles poderão usar a ferramenta Topics, capaz de filtrar usuários a partir de interesses deduzidos com base nos sites visitados.







