Imagem destaque/ilustrativa
 GUSTAVO NASCIMENTO
  Redação/Gcom-MT
        O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, se reuniu com o cacique Raoni Metuktire, lÃder da etnia caiapó, e lideranças indÃgenas para discutir melhorias para as comunidades do Estado. O encontro foi realizado no auditório Garcia Neto, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, na tarde da segunda-feira (03.08).
Os indÃgenas pediram a recuperação da rodovia MT-322, que atravessa o Parque Nacional do Xingu e liga as rodovias federais BR-158 e BR-163. Segundo o cacique, como a estrada corta o Parque, os indÃgenas estão sofrendo pressão de caminhoneiros e fazendeiros da região, que acreditam que a recuperação seria de responsabilidade da categoria.
O cacique também pediu que o governador resolvesse um problema com a balsa para a travessia do Rio Xingu, em um ponto que o rio corta a estrada. Conforme Raoni, a balsa tem apresentado problemas e constantemente precisa de manutenção. Os indÃgenas ainda pediram melhorias para a saúde da região do Xingu.
O governador Pedro Taques afirmou que uma equipe da Secretaria de Infraestrutura e LogÃstica irá arrumar a estrada antes do inÃcio do perÃodo chuvoso. Sobre a balsa, Taques disse que o Governo está realizando a cotação para adquirir uma nova, pois a antiga praticamente não tem mais condições de uso.
Conforme o governador, o convênio assinado com a região de Peixoto de Azevedo, para transformar o Hospital Municipal em Regional também visa atender as comunidades indÃgenas da região, que agora vão contar com uma estrutura mais adequada.