Início Esportes Estudantes de MT embarcam para maior competição de Educação Profissional do mundo

Estudantes de MT embarcam para maior competição de Educação Profissional do mundo

98
0
Google search engine

Esta é a primeira vez que Mato Grosso terá representantes no mundial

  • Fonte: Assessoria
Crédito: Divulgação
Está prestes a começar a WorldSkills Competition, maior competição de Educação Profissional do Mundo, que este ano chega a 43º Edição e deverá receber 200 mil visitantes. O evento, conhecido como um celeiro de talentos será realizado de 12 a 15 de agosto, no Anhembi Parque, em São Paulo, e contará com 1.200 jovens competidores de mais de 60 países. Pela primeira vez, Mato Grosso também terá representantes. Vanessa de Lourdes da Silva e Wenderson Campos de Oliveira, ambos de 18 anos, formam a dupla que competirá na modalidade inédita de Construção de Estruturas para Concreto. Há três anos eles começaram a treinar e agora tem o desafio de ficar entre os melhores do mundo.
Vanessa é uma das cinco mulheres da delegação que representa o Brasil, ela terá de montar, ao lado de seu companheiro de equipe, uma estrutura metálica para moldar concreto que pesa 90 quilos. Ela é técnica em Edificações, ele de Paisagismo. Ambos estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT). Juntos, eles conquistaram a medalha de bronze no ano passado, durante a Olimpíada do Conhecimento – Etapa Nacional, na ocupação Jardinagem e Paisagismo.
Para Oliveira, a prova vai muito além de uma competição, pois o período que se dedicou à olimpíada e agora ao WorldSkills mudou a forma dele ver o mundo. “Eu lembro que quando comecei, a confiança dos meus pais em mim era baixa. Tinham medo do rumo que eu iria tomar e estava cada vez mais difícil conversar em casa, a gente não tinha intimidade. Ao longo do tempo, meu comprometimento com os estudos e a dedicação ao que estava fazendo mudaram a minha relação em família. Tanto que, mesmo tendo menos tempo com eles hoje em dia, estou muito mais próximo de meus pais”.
Ambos garantem que vão lutar pelo ouro e querem aproveitar cada segundo de competição. “É um privilégio e uma responsabilidade que fica até difícil explicar. Representar nosso Estado pela primeira vez e nosso país para todo o mundo ver. Sentimos como se estivéssemos abrindo uma porta para muitos outros que virão. Podem esperar que vamos lutar muito por esse resultado”, garantiu Vanessa.
A WORLDSKILLS - O Brasil será representado por 56 jovens profissionais técnicos. Essa é a maior delegação já reunida pelo país para a competição. Na WorldSkills, os 1.200 competidores, todos com menos de 22 anos de idade, de 62 países, disputam medalhas em 50 profissões da indústria e do setor de serviços.
Ao longo de quatro dias de provas, eles precisam alcançar índices de excelência ao executar tarefas semelhantes às que realizariam em situações reais do dia a dia das indústrias ou no setor de serviços. Todos são avaliados pelas habilidades técnicas e pessoais.