Muita gente ansiosa aí? A lista de aprovados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgada nesta terça-feira. Para conferir o resultado, o candidato pode acessar o Portal Acesso Único.
O estudante que não conseguiu achar seu nome nos aprovados, ainda pode tentar a vaga que tanto quer pela lista de espera. A inscrição é feita pelo site e vai do dia 30 de janeiro a 7 de fevereiro.
O Sisu é um programa que possibilita a candidatura de estudantes a vagas em instituições públicas de ensino superior no Brasil. Nesta edição, são mais de 260 mil vagas em 6800 cursos de 127 instituições públicas de ensino superior.
Foi aprovado?
Se você foi aprovado na primeira ou segunda opção de curso, primeiro: comemore muito!
Essa é uma grande conquista que com certeza você teve que se esforçar muito para conseguir.
Mas também fique atento ao prazo para fazer a matrícula, que vai do dia 1º a 7 de fevereiro de 2024.
Ela é feita diretamente na instituição em que foi concedida a vaga.
Como funciona a lista de espera
Na lista de espera do Sisu, o sistema oferece às instituições uma lista para preencher vagas não ocupadas na seleção regular. Essas vagas podem surgir de desistências, prazos perdidos ou problemas na matrícula.
Ao contrário dos anos anteriores, em 2024, a lista de espera estará disponível durante todo o ano para as instituições de ensino superior participantes.
As convocações estão previstas para começar em 16 de fevereiro e continuam até todas as vagas serem preenchidas, até mesmo após o início das aulas, geralmente em março.
Nessa fase, as instituições cuidam das convocações e resultados, então é importante que os candidatos se informem sobre o processo da instituição escolhida.
Nova regra do Sisu
Ao contrário dos anos anteriores, nesta edição o Sisu só terá uma edição. Mas haverá vagas para cursos que começam no início e no meio do ano.
Os candidatos serão classificados de acordo com seu desempenho, e isso vai determinar se eles ingressarão no primeiro ou segundo semestre, conforme os critérios de cada instituição.
Mas é importante lembrar que não será o candidato a escolher o período de ingresso.
Espalhe Notícia boa!