Não existe limite para o conhecimento! A USP está com inscrições abertas para o primeiro semestre de 2024 do programa “USP 60+”, que oferece cursos a idosos com mais de 60 anos.
São mais de 4 mil vagas gratuitas em disciplinas regulares de graduação e atividades complementares, como palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais. E o melhor: sem custo algum!
Os interessados podem se inscrever até o dia 20 de fevereiro pelo site cultura.usp.br/usp60. O projeto ocorre na capital paulista, e nos campi do interior de São Paulo.
Como se inscrever?
Fazer a inscrição é fácil e você não precisa ter vínculo com a universidade.
O único requisito é ter 60 anos ou mais!
Basta acessar o site cultura.usp.br/usp60 e preencher o formulário de inscrição e pronto, vaga garantida.
200 áreas de conhecimento
O programa tem opções em mais de 200 áreas de conhecimento, como produção audiovisual, cultura afro-brasileira e indígena, redação publicitária e muito mais.
Além disso, você poderá aproveitar cursos de extensão, como análise de balanços e farmacologia clínica, e até mesmo aprender novas línguas.
Alguns cursos exigem pré-requisito, mas para a maioria nada é exigido.
Também tem atividades físicas
Também estão previstas atividades físicas para idosos como dança sênior, lian gong (sistema de práticas corporais chinesa) e dança de salão.
Além disso, têm atividades culturais com especialistas em diferentes áreas, como oficina de teatro, coral, trilha ecológica, e visitas guiadas ao Museu de Zoologia e ao Parque Ciência e Tecnologia da USP.
Para algumas dessas atividades extras, as inscrições acontecem ao longo do semestre.
“Aprendizado ao longo do curso de vida”
O coordenador do programa, o médico Egidio Lima Dórea, explica que a essência do programa.
“A ideia do programa USP 60+ é fornecer à população acima de sessenta anos oportunidades para o aprendizado ao longo do curso de vida. Sabemos que esta é uma das características principais para você ter um envelhecimento saudável”, disse o médico.
Para ele, um dos fatores relevantes para envelhecer bem é o encontro de gerações.
E aí, pronto para embarcar nessa jornada de aprendizado?
SNB / Com informações do Jornal da USP.