por ANA LUÍZA ANACHE
Com uma maratona de apresentações da peça teatral “Inocentes Pétalas Roubadas”, o projeto Prevenção Começa na Escola retoma as atividades em 2024 a partir de segunda-feira (19). Poconé (a 100km de Cuiabá) será o primeiro dos 22 municípios a serem visitados em 30 dias. A iniciativa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso é coordenada pelo titular da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado.
O projeto consiste na realização de intervenções culturais e apresentações teatrais pela Cia. Vostraz, e de mini palestras pelos integrantes da rede de proteção à criança e ao adolescente, nas unidades de ensino. O objetivo é transmitir de maneira simples, direta e objetiva mensagens orientativas e preventivas sobre situações relevantes vivenciadas no ambiente escolar como o bullying, assédio sexual, drogas, gravidez na adolescência, entre outros.
O atual cronograma contempla 22 municípios, divididos em seis etapas. Além de Poconé, na próxima semana o projeto beneficiará estudantes de Santo Antônio do Leverger (20/02), Barão de Melgaço (21/02), Jaciara (22/02), Juscimeira (22/02) e Nobres (23/02). Até 19 de março, serão visitados Comodoro, Porto Esperidião, Rio Branco, Mirassol D´Oeste, Nova Ubiratã, Tapurah, São José do Rio Claro, Campo Novo do Parecis, Barra do Bugres, Alto Araguaia, Alto Garças, Pedra Preta, Rondonópolis, Poxoréu, Guiratinga e Primavera do Leste.