Um voo doméstico da Indonésia com 54 pessoas a bordo – 44 adultos, cinco crianças e cinco membros da tripulação – perdeu contato com o controle de tráfego aéreo da Papua-Nova Guiné neste domingo (16), informou a Agência de Buscas e Salvamento do paÃs por meio do Twitter. O porta-voz do Ministério do Transporte confirmou o desaparecimento.
Reprodução/Twitter
Avião da Trigana Air Service se prepara para decolar na Oceania (Arquivo)
Â
          O voo ATR 42 da Trigana Air decolou do aeroporto de Sentani, na capital Jayapura, à s 15h horário local (6h de BrasÃlia) rumo a Oksibil, ao sul da ilha, mas perdeu o contato com o centro de controle.
          De acordo com a agência, o clima na região é ruim, escuro e com muita nebulosidade, além de ser uma área montanhosa. As autoridades locais buscam informações para saber o que ocorreu com a aeronave.
           Um avião foi enviado para procurar o voo desaparecido, mas a busca foi posteriormente suspensa devido à escuridão e mau tempo. A operação continuará na segunda de manhã. Grande parte da Papua é coberta por florestas impenetráveis e montanhas. Alguns aviões que caÃram no passado nunca foram encontrados.
               A Indonésia teve sua cota de desgraças aéreas nos últimos anos. A nação, composta por 250 milhões de pessoas e cerca de 17 mil ilhas, teve uma das mais rápidas expansões do mercado de companhias aéreas da Ãsia, mas está lutando para fornecer pilotos qualificados, mecânicos, controladores de tráfego aéreo e tecnologia que garantam a segurança.
             Em dezembro do ano passado, um jato da AirAsia transportando 162 pessoas caiu no mar quando seguia de Surabaya, a segunda maior cidade da Indonésia, para Cingapura. O desastre foi um dos cinco sofridos pelas transportadoras asiáticas em um perÃodo de 12 meses, incluindo o voo MH370 da Malaysia Airlines, que desapareceu em março de 2014 com 239 pessoas a bordo durante voo de Kuala Lumpur para Pequim.
*Com CNN, BBC e AP
Vale salientar que a diferença de fuso horário entre Brasil e Indonésia é de 10 horas