Início Política Suplentes tomam posse e Assembleia passa a ter duas deputadas

Suplentes tomam posse e Assembleia passa a ter duas deputadas

173
0
Google search engine

Sandy de Paula tem 32 anos, é advogada, vereadora do município de Juara e a atual presidente da Câmara Municipal, sendo a segunda mulher a ocupar tal posição em 40 anos de parlamento municipal

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) deu posse, nesta quinta-feira (07.03), a três suplentes. O empresário Cláudio Senna, de Lucas do Rio Verde, entra na vaga do deputado estadual Cláudio Ferreira (PL). Natural de Juara, Sandy de Paula é presidente da Câmara de Vereadores do Município, e assumiu uma cadeira no lugar do deputado Júlio Campos. O ex-prefeito de Cáceres Francis Maris entrou na vaga do deputado Faissal Calil.

Com as mudanças, o parlamento mato-grossense passa a ter duas deputadas estaduais. A deputada Janaina Riva (MDB) presidiu a cerimônia e destacou que a representatividade feminina no Parlamento também vem acompanhada de uma renovação política. “A Sandy é a parlamentar mais jovem dessa legislatura a assumir um mandato, mostrando que nossa política tem se renovado”, afirmou.

Sandy de Paula tem 32 anos, é advogada, vereadora do município de Juara e a atual presidente da Câmara Municipal, sendo a segunda mulher a ocupar tal posição em 40 anos de parlamento municipal. Em 2022, ela se lançou a deputada estadual, obtendo 9 mil votos e conquistando a quarta suplência.

Entre as pautas que pretende priorizar, a parlamentar afirmou que, além de apresentar as demandas da região, vai defender os direitos das mulheres. “É um compromisso e uma obrigação combater a violência contra as mulheres, além de trabalhar para fortalecer a humanização da assistência à gestação e parto, que já é algo que fazemos em Juara e queremos estender ao estado inteiro”, afirmou.

Os deputados estaduais Faissal Calil (Cidadania) e Cláudio Ferreira (PL) se licenciaram por 121 dias. Nas vagas, assumiram os suplentes Francis Maris (PSDB) e Claudio Senna (PRD), respectivamente. Ex-prefeito de Cáceres, Maris disse que seu foco, nessa nova passagem pelo Parlamento, é olhar para a sua cidade.

Claudio Senna (PRD), que tem base eleitoral em Lucas do Rio Verde, agradeceu ao deputado Claudio Ferreira pela oportunidade de assumir o mandato. “Vou honrar os votos de confiança. Procurarei fazer tudo para um Mato Grosso cada vez melhor para o seu cidadão. Estou pronto para servir minha comunidade e contribuir para o crescimento de Lucas do Rio Verde”, argumentou em discurso na tribuna.

Mulheres no parlamento

A última vez que o Parlamento contabilizou duas deputadas foi no ano passado, quando a suplente Sheila Klener (PSDB) substituiu o titular Carlos Avallone (PSDB). Antes de Klener, esse fato havia ocorrido há 13 anos, quando Luciane Bezerra (PSB) e Teté Bezerra (MDB) atuaram na ALMT.

A Assembleia Legislativa está na 20ª Legislatura e, desde o início da 1ª Legislatura ( 1947), apenas 13 mulheres foram eleitas deputadas estaduais. Já no Executivo nenhuma mulher conseguiu chegar ao cargo de governadora eleita.

Da Redação / Com informações da assessoria.