Porto Alegre, 18 de março de 2024
De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, a segunda-feira tende a ser marcada por chuvas expressivas sobre o Rio Grande do Sul, especialmente na Fronteira Oeste, o que pode atrapalhar a colheita de arroz. O agrometeorologista Marco Antônio dos Santos ressalta que pode haver pancadas de chuvas mais para o final da tarde sobre Santa Catarina, Paraná, São Paulo e sul de Minas Gerais, bem como no extremo norte do Brasil. Já a onda de calor segue atuando sobre o norte da Argentina, Paraguai, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso hoje, limitando o volume de precipitações.
Amanhã (19), uma nova frente fria deve ingressar pelo Rio Grande do Sul e levar bastante chuvas para a Região Sul e parte do Sudeste. Conforme ela for avançando, segundo Santos, levará corredores de umidade para a faixa central e norte do Brasil, embora no Nordeste ainda haja previsão de poucas chuvas.
Na quarta-feira (20), as chuvas devem ganhar intensidade no Rio Grande do Sul, parte de Santa Catarina, Argentina e sul do Paraguai, se estendendo também na quinta-feira.
Já na sexta-feira (22), o tempo abre na Região Sul e as frentes frias vindas do sul chegam ao litoral do Sudeste, organizando os corredores de umidade para as partes central e norte e trazendo chuvas generalizadas.
Santos acrescenta que, nos próximos 15 dias, deve chover em praticamente todo o Brasil.
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS