Uma oportunidade sem igual! Depois de 4 anos, a Nasa finalmente abriu vagas para novos astronautas. O trabalho paga US$ 152 mil – equivalente a R$ 764 mil – ao ano.
Os selecionados vão participar do programa Artemis, que pretende levar a primeira mulher e o próximo homem à Lua em 2024, e, eventualmente, a Marte.
Os candidatos devem ter mestrado e experiência em ciência, tecnologia, engenharia ou matemática (veja mais detalhes abaixo). As inscrições vão até o dia 2 de abril, mas infelizmente o processo seletivo é válido somente para quem mora nos Estados Unidos. Conhece alguém por lá pra avisar?
Alta concorrência
E a concorrência é acirrada, viu?! Entre mais de 18 mil candidaturas, apenas oito a 14 candidatos são selecionados.
Essa é uma taxa de aceitação inferior a 1%.
Com essas probabilidades, é mais fácil entrar em Harvard ou no Instituto de Tecnologia de Massachusetts.
Critérios para participação
Os candidatos devem atender às seguintes qualificações:
- Ser cidadão americano.
- Ter um mestrado em uma área STEM, como engenharia, ciências biológicas, ciências físicas, ciência da computação ou matemática, de uma escola credenciada.
- Ter pelo menos três anos de experiência profissional relacionada depois de terminar o curso (ou mil horas como piloto principal, com pelo menos 850 horas em aviões a jato de alta desempenho, se for piloto). Para médicos, o tempo de residência pode contar como experiência e deve ser concluído até junho de 2025.
- Passar no exame físico da NASA para voos espaciais de longa duração.
Não basta apenas atender aos requisitos técnicos acima
Segundo a Nasa, eles procuram pessoas que trabalham bem em equipe, saibam lidar com pressão, sejam boas e apaixonadas pelo que fazem.
Mas também destacaram a importância de os candidatos considerarem as habilidades e experiências que possuem fora do trabalho e da educação.
Como alpinistas, por exemplo, que estão acostumados a carregar tudo o que precisam em uma mochila pequena. Isso pode ser útil, já que você pode levar muita bagagem para o espaço.
Como funciona a seleção
Primeiro, a NASA convida candidatos promissores para uma entrevista no Johnson Space Center em Houston, Texas.
Aproximadamente metade desses candidatos são convidados para uma segunda entrevista, e, desse grupo, são escolhidos os novos candidatos a astronautas da NASA.
Depois disso, nos próximos dois anos, eles aprendem habilidades básicas de astronauta, como caminhar no espaço, operar a estação espacial, pilotar aviões a jato T-38 e controlar um braço robótico.
Entenda mais sobre o programa de recrutamento da Nasa aqui.
Veja a chamada da Nasa para as inscrições:
Espalhe Notícia boa!