Algumas cidades dos EUA receberão um grande volume de turistas em função do Eclipse Solar Total, gerando riscos de desabastecimento
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares
Autoridades dos Estados Unidos estão se preparando para um verdadeiro caos criado pelo aumento do número de turistas no país para a observação do Eclipse Solar Total, no próximo mês de abril. Um juiz do Texas, por exemplo, fez um alerta para que donos de animais de estimação estoquem alimentos para os seus pets.
Risco de desabastecimento
No condado de Kerr, no Texas, a previsão é que a população de 53 mil pessoas triplique nos dias que antecedem o eclipse. As informações são do IFLScience.
O magistrado ainda incentivou os moradores a ficarem em casa e a se certificarem de que possuem todos os suprimentos necessários estocados na semana que antecede o evento, incluindo aqueles para os animais de estimação.
O eclipse
- No dia 8 de abril a Lua cobrirá o Sol num Eclipse Solar Total que poderá ser visto de várias regiões da América do Norte, possibilitando que milhões de pessoas observem o fenômeno, que resulta numa cobertura quase perfeita da estrela. Infelizmente, o evento não será visto do Brasil.
- O fenômeno é o mesmo que foi registrado em 2017, mas há algumas diferenças.
- No último evento do tipo, a Lua estava um pouco mais distante da Terra, assim a faixa onde o fenômeno pode ser observado em sua totalidade variava de 100 a 115 quilômetros de largura.
- No que acontece em abril, essa faixa irá variar de 170 a 200 quilômetros.
- O Eclipse Solar Total deste ano poderá ser visto por cidades e áreas mais densamente povoadas, permitindo que 31,6 milhões de pessoas assistam o fenômeno, em comparação com as 12 milhões de 2017.
- No eclipse de 2017, o período mais longo de sua totalidade aconteceu próximo a Carbondale, Illinois e durou de 2 minutos e 42 segundos.
- Em 2024, ele será mais longo próximo a Torreón, no México, durando cerca de 4 minutos e 26 segundos.
- Durações superiores a 4 minutos, no entanto, também acontecerão até próximo da fronteira do Canadá, quando o eclipse durará 3 minutos e 21 segundos;
- Outra diferença é que o ano de 2024 é mais próximo do máximo solar, onde a atividade da estrela é maior.
- Assim, quando a Lua cobrir o Sol, é bem provável que serpentes de fogo na coroa estelar, diferente da aparência mais simples de 2017.