No mês de abril, o Instituto Nacional de Meteorologia prevê chuvas acima ou próximas da média em vários estados do país
No mês de abril, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas acima ou próximas da média na parte oeste da Região Norte, enquanto no centro-leste do Pará, Tocantins e em grande parte do Nordeste, a previsão é de chuvas abaixo da média.
A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e o aquecimento do Atlântico Tropical podem influenciar a ocorrência de chuvas na parte norte e leste do Nordeste.
Nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, que compõem o Matopiba, as culturas estão se desenvolvendo favoravelmente devido aos níveis satisfatórios de umidade no solo.
Entretanto, a previsão de chuvas abaixo da média para abril pode afetar o potencial produtivo das lavouras em desenvolvimento, embora beneficie o processo de colheita.
Prevê-se que Mato Grosso e Goiás experimentem uma situação assim.
Abril marca a transição entre o período chuvoso e o seco na região central do país.
Nas regiões Sul, Sudeste e no centro-norte de Mato Grosso do Sul, são esperados volumes de chuva próximos ou acima da média, mantendo os níveis de água no solo elevados e favorecendo o manejo e desenvolvimento dos cultivos.
Contudo, há possibilidade de interrupção da colheita em algumas áreas. Por outro lado, no sul de Mato Grosso do Sul e parte do centro-sul do Rio Grande do Sul, a previsão aponta chuvas ligeiramente abaixo da média, o que pode afetar o desenvolvimento dos cultivos.
Temperaturas em abril no país
Quanto às temperaturas, espera-se que sejam acima da média em grande parte do país, principalmente na parte oeste das regiões Sul e Sudeste, além da Região Centro-Oeste. Nas regiões Norte e Nordeste, as temperaturas podem ultrapassar os 26ºC, enquanto na Região Sudeste variarão entre 22ºC e 26ºC, e na Região Sul entre 18ºC e 24ºC.
Nas áreas de maior altitude das regiões Sul e Sudeste, as previsões indicam temperaturas inferiores a 17ºC.