A temporada de chuvas intensas continua no Brasil, de acordo com a previsão.
Diversas regiões do país, especialmente no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, estão sob alerta devido à possibilidade de precipitações significativas
Acumulados acima da média já foram registrados em algumas áreas, como em Goiânia, onde entre os dias 1° e 5 de abril, 86,2 mm de chuva foram contabilizados, superando a média mensal de 81 mm.
Previsão diz o que esperar do tempo nos próximos dias
A previsão do Inmet indica um cenário desafiador para os próximos dias.
Neste domingo (7), a nebulosidade e as chuvas devem marcar presença em diversas áreas, abrangendo do norte de Goiás ao leste do Pará e à costa norte da região Nordeste.
Capitais como Palmas, Belém e Teresina devem receber chuvas ao longo do dia, com volumes consideráveis. Em Cuiabá, Goiânia e no Distrito Federal, as precipitações intensas estão previstas para a tarde.
Essa tendência de chuvas persistentes se estende para até terça-feira (9), com o Pará e a região do Matopiba permanecendo sob a influência de sistemas meteorológicos.
Os acumulados de chuva podem variar entre 50 e 200 mm em áreas do Maranhão, Piauí, Tocantins, Pará e Mato Grosso, até o dia 10 de abril.
Os impactos dessas chuvas intensas são preocupantes, especialmente devido ao solo já saturado, aumentando o risco de alagamentos e enchentes em regiões afetadas.
Regiões
- Na Região Norte, grande parte da área terá acumulados de chuva previstos acima de 70 mm, principalmente nas áreas do Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e Tocantins. Nas outras áreas, a previsão é de volumes de chuva inferiores a 50 mm.
- Região Nordeste: a previsão é de chuva em forma de pancada, que pode ser localmente forte e superar os 80 mm no interior da região.
- Nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, pancadas de chuva que podem ser localmente fortes e superar os 80 mm em grande parte da região. A chuva será mais intensa nos estados de Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
- Região Sul: no litoral leste da região, a previsão é de chuva maior que 50 mm, especialmente no Paraná e Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, a previsão é de volumes menores.