Entidade participou de estradeiro que percorreu 2.661 km entre Mato Grosso e Pará (Foto: Divulgação)
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) recentemente participou de uma expedição pela BR 163, trecho que conecta Sinop (MT) a Santarém (PA), promovida pela Aprosoja Mato Grosso e pelo Movimento Pró-Logística. Esta rodovia é vital para o comércio e exportação da produção agrícola brasileira, sendo um corredor logístico de grande importância.
A equipe, composta por produtores rurais, representantes da Aprosoja Brasil, do movimento Pró-Logística e da concessionária Via Brasil, percorreu cerca de 2.661 quilômetros da rodovia, realizando uma avaliação das condições da pavimentação, geometria, sinalização e das Estações de Transbordo de Cargas (ETC).
Elisangela Pereira Lopes, assessora técnica da Comissão Nacional de Logística e Infraestrutura da CNA, destacou que, a cada expedição, é evidente o rápido desenvolvimento das áreas de plantio atendidas pela BR-163 em comparação com a infraestrutura disponível para o escoamento da safra.
Ela ressaltou a necessidade de integração entre os modos de transporte para reduzir os custos logísticos, citando o potencial dos rios Tapajós e Amazonas como opção viável para o transporte de grãos até o sistema portuário do Arco Norte.
Durante a expedição, foram observados trechos com problemas na pavimentação, como asfalto solto, buracos e relevo inadequado, aumentando o risco de acidentes, especialmente durante a noite. Além disso, foi destacada a falta de asfaltamento em parte do trecho entre Miritituba (PA) e Santarém (PA), o que é considerado inadequado para uma rodovia pedagiada, com um alto fluxo diário de veículos e movimentação de cargas.
Elisangela também ressaltou a importância da manutenção permanente dos rios para garantir a movimentação de cargas, especialmente após eventos naturais que possam comprometer a navegabilidade. Ela enfatizou a necessidade de um plano de manutenção dos rios, incluindo dragagem, derrocamento, balizamento e sinalização.
Para que o corredor logístico se torne um modelo eficiente para o país, Elisangela defendeu a implantação da Ferrogrão, uma ferrovia que trará benefícios sociais e ambientais, além de reduzir os impactos negativos do intenso uso do modal rodoviário. A Ferrogrão pode contribuir significativamente para a redução de acidentes, emissões de gases poluentes e desgaste do pavimento da BR-163.
Da redação / Com Assessoria