quinta-feira, 21/11/2024
Banner animado
InícioNotíciasSaúdeOrganização Mundial da Saúde faz alerta sobre leite fresco após surto de...

Organização Mundial da Saúde faz alerta sobre leite fresco após surto de gripe aviária em vacas

Banner animado

Comunicado foi divulgado dias após os EUA identificarem rastros do vírus H5N1 em amostras do líquido feito; cientistas monitoram o caso.

Por Bob Furuya, editado por Bruno Ignacio de Lima 

Imagem: VanderWolf Images/Shutterstock

Dias após os Estados Unidos identificarem fragmentos do vírus da gripe aviária em amostras de leite, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu divulgar um comunicado contraindicando o consumo do líquido fresco, ou cru.

É importante destacar que ainda não está claro se o vírus H5N1 pode ser transmitido pelo consumo do produto. A entidade, no entanto, adotou uma postura bastante conservadora, uma vez que essa é uma das formas conhecidas de transmissão de doenças.

Em vez de leite fresco, a OMS recomenda que as pessoas tomem o leite pasteurizado, ou seja, que passou por um processo industrial que o aqueceu a ponto de matar vírus e bactérias que podem fazer mal à saúde.

Como informamos aqui no Olhar Digital, na semana passada, o FDA, a agência que regula alimentos e medicamentos nos EUA, encontrou fragmentos do H5N1 em 20% das amostras de leite testadas no país. Antes, no início deste ano, pesquisadores já haviam registrado, pela primeira vez, a gripe aviária em vacas leiteiras.

Até o momento, apenas um homem, que trabalha diretamente com gado no país, foi infectado pela doença. E ele se recuperou rapidamente. O temor dos cientistas é que a transmissão do vírus passe a ocorrer de humano para humano.

O risco de uma nova pandemia é real?

Ainda não dá para falar em nova pandemia. Como disse, o FDA e a OMS estão adotando uma postura muito conservadora, justamente para controlar o problema.

Os Estados Unidos estão conduzindo agora testes para ver se os fragmentos de vírus encontrados no leite vendido nas lojas podem representar algum perigo à saúde das pessoas. Resultados preliminares indicam que não há risco nenhum. Pelo menos em relação ao leite que compramos no mercado.

Imagem: pinkeyes/Shutterstock

A maior preocupação existe entre aqueles que trabalham diretamente com o gado. A recomendação das autoridades é que essas pessoas utilizem equipamentos de proteção individual apropriados, redobrem os cuidados com a higiene pessoal e adotem todas medidas de biossegurança.

Como o próprio nome diz, essa gripe ocorria nas aves apenas. O vírus, no entanto, tem passado por mutações, a ponto de se adaptar a ambientes diferentes e a mamíferos.

Nos últimos meses, pinguins foram vítimas da doença na Antártica. No começo do ano, cientistas confirmaram a primeira morte de um urso polar pela doença. Pouco depois veio a notícia das vacas infectadas.

O alerta dos cientistas diz respeito a esse poder de adaptação, de mutação do vírus. Caso ele se adapte ao corpo humano e comece a ser transmitido entre pessoas, aí poderíamos enfrentar um surto. Mas não sabemos a dimensão dele (se ele pode virar uma pandemia) nem a letalidade.

Ou seja, não existe motivo para pânico. Pelo menos por enquanto.

Médico segurando um tubo de amostra de sangue; teste de gripe aviária
Imagem: StanislavSukhin/Shutterstock

Os casos registrados e os investigados

  • Como já dissemos, as autoridades registraram apenas um caso em humano até agora e o paciente se recuperou bem.
  • Só que existem outros sob suspeita.
  • Até quarta-feira da semana passada, 23 pessoas passaram por testes para identificar o vírus, enquanto 44 pessoas estavam sendo monitoradas após exposição a ele, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).
  • No Brasil, o governo identificou 163 casos de H5N1, todos em aves.
  • Foram 160 em animais silvestres e três em aves de subsistência, de acordo com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

As informações são do jornal O Globo.

Imagem ilustrativa destacada/reprodução rede social

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes