sexta-feira, 22/11/2024
Banner animado
InícioNotíciasPolíticaGoverno de MT envia equipes para auxiliar nas operações no Rio Grande...

Governo de MT envia equipes para auxiliar nas operações no Rio Grande do Sul

Banner animado

Equipe do Ciopaer foi enviada nesta sexta-feira (03.05); Bombeiros partem no sábado (04.05)

José Lucas Salvani | Secom-MT

Crédito – Ciopaer

O Governo de Mato Grosso enviou equipes do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e Corpo de Bombeiros Militar para auxiliar nas operações de resposta aos desastres que atingem o Rio Grande do Sul. A equipe do Ciopaer foi enviada para o estado na tarde desta sexta-feira (03.05).

“Nesse momento de dificuldade, precisamos nos unir para ajudar nossos irmãos gaúchos. Não só por sermos todos brasileiros, mas por lembrarmos que Mato Grosso foi construído com a ajuda de muitos gaúchos que vieram para cá construir sua vida e ajudaram a fazer esse estado ser o que é. Continuaremos à disposição para fazer tudo o que for necessário para auxiliar o povo gaúcho”, afirmou o governador Mauro Mendes.

O helicóptero do Ciopaer, dois pilotos e três tripulantes vão atuar nas ações sob coordenação da aviação do Rio Grande do Sul. Esses agentes do Ciopaer possuem ampla experiência em buscas, resgates e salvamentos em todo estado.

Já a equipe do Corpo de Bombeiros conta com 11 militares de Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Sorriso e Lucas do Rio Verde. Há mergulhadores e operadores de desastres na equipe, além de dois cães farejadores, Bela e Maya, que atuaram na enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em setembro de 2023.

A previsão é de que esta equipe saia de Cuiabá na manhã de sábado (04.05).

“Os militares do Ciopaer e Corpo de Bombeiros estão indo com todos os equipamentos e viaturas necessárias para prestar apoio às forças de segurança e Defesa Civil do Rio Grande Sul. São equipamentos que auxiliam em diversos tipos de cenários, como soterramento, afogamento e salvamento com cães”, afirmou o secretário de Segurança Pública, César Roveri.

Entre os principais equipamentos, estão: cesto para resgate em helicóptero, cilindros de ar, boias, coletes salva vidas, serrotes, enxadas, picaretas, rádios para comunicação e drones. O Corpo de Bombeiros conta ainda com quatro viaturas, um barco e um jet ski.

Desastre em RS

Segundo a última atualização da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, são 235 municípios afetados e 351,6 mil pessoas atingidas pelas chuvas. Mais de 23,5 mil pessoas estão desalojadas, 7,9 mil estão em abrigos, 74 estão feridas e outros 74 estão desaparecidas. São 37 óbitos contabilizados em 22 cidades.

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes