Inscrições para o Fundo Social 2024 da Sicredi Grandes Rios estão abertas

    166
    0
    Google search engine


    Em 2023 a cooperativa apoiou 126 projetos de entidades de Mato Grosso e Pará, que auxiliam no desenvolvimento social das comunidades

    Projetos de entidades e instituições beneficentes já podem ser cadastrados na plataforma Sicredi na Comunidade para pleitear recursos do Fundo Social da cooperativa Sicredi Grandes Rios MT PA AM. O período de inscrições começa hoje, 15 de maio, e segue até dia 30 de junho. O Fundo Social é uma iniciativa da instituição financeira cooperativa que apoia projetos e ações que impactam positivamente as comunidades onde a instituição está presente.

    Legenda: Inscrições do Fundo Social da cooperativa Sicredi Grandes Rios estão abertas, projetos de entidades e instituições beneficentes já podem ser cadastrados na plataforma Sicredi na Comunidade_Crédito Divulgação

    O Fundo Social evidencia as causas de Cidadania Corporativa do Sicredi que são Cooperação, Educação e Desenvolvimento Local, tendo como objetivo apoiar entidades, atividades ou projetos que, em razão do valor recebido, geram benefícios para as pessoas que vivem nas comunidades. Em Mato Grosso, onde atende 14 municípios, e no Pará, 16, a cooperativa contemplou 126 projetos, totalizando uma distribuição de R$ 1.184.549,53. Atualmente, mais de 25 mil pessoas foram e ainda são beneficiadas com os projetos atendidos pela cooperativa.

    “Os números do Fundo Social são um orgulho para nós, principalmente na quantidade de ações e de pessoas impactadas, direta ou indiretamente, com o nosso recurso dentro dos projetos. Temos iniciativas voltadas para crianças, adolescentes, idosos, para públicos mais vulneráveis, mas, de fato, o Fundo cumpre a nossa essência cooperativista. É um processo que une agências e sedes para que façamos a diferença nas nossas comunidades”, pontua a gerente de desenvolvimento do cooperativismo, Juliana Rachid.

    O Grupo Teatral Divas, de Colíder/MT, foi uma das associações beneficiadas. O grupo sem fins lucrativos, que começou sua atividade em 2017, tem como objetivo levar o teatro a toda sociedade, ofertando acesso a cultura de forma gratuita. “Somos um grupo de amigos de diversas profissões, que tem como objetivo promover a Cultura do nosso município e região abrangente e beneficiar as famílias de baixa renda com arrecadação de alimentos em nossas apresentações”, pontua Margarida Gaona, responsável pelo projeto.

    O projeto cadastrado foi o primeiro enviado pelo grupo ao Fundo Social. Com o aporte compraram equipamentos que auxiliam na estruturação da atividade. “Já estamos fazendo outro projeto para aquisição de microfones, considerando que nosso município não dispõe de estrutura física com acústica necessária para apresentação artes cênicas”, conta Margarida.

    Para se cadastrar as instituições devem acessar a plataforma, preencher o formulário e anexar os documentos relacionados ao projeto. A etapa seguinte do processo será a avaliação das propostas, que passarão por dois comitês, um local e outro regional. Na sequência, as entidades beneficiadas serão comunicadas pela cooperativa e a divulgação também será feita no site.

    Compete à cooperativa, por meio do comitê constituído para apreciação dos projetos, a definição do percentual que será concedido para cada proposta aprovada. O valor destinado para apoio será deliberado com base na relevância e impacto social da iniciativa.

    O regulamento do Fundo Social está disponível na Plataforma Sicredi na Comunidade (https://www.sicredi.com.br/nacomunidade/). Para participar, a entidade precisa ser legalmente constituída com Estatuto Social e CNPJ, ser associada e possuir movimentação regular com uma das cooperativas do Sicredi que disponibilizam o fundo, além de estar com toda a documentação em dia. Outro ponto importante é que a entidade aplique o recurso conforme descrito no projeto.

    Da Assessoria