quinta-feira, 21/11/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASMeio AmbienteA natureza inclui humanos?

A natureza inclui humanos?

Banner animado

Atualmente as definições de natureza não incluem os humanos, mas uma campanha chamada “We are Nature” quer mudar isso

Por Mateus Dias, editado por Lucas Soares 

Quando pensamos em natureza, logo nos vem à cabeça florestas, rios, mares, a vida selvagem e tudo que não envolva humanos, suas atividades e construções (Crédito: Konstanttin/ ShutterstcoK)
Quando pensamos em natureza, logo nos vem à cabeça florestas, rios, mares, a vida selvagem e tudo que não envolva humanos, suas atividades e construções (Crédito: Konstanttin/ ShutterstocK)

Quando pensamos em natureza, logo nos vem à cabeça florestas, rios, mares, a vida selvagem e tudo que não envolva humanos, suas atividades e construções. No entanto, será que as pessoas também não acabam entrando nesse conceito?

  • A definição de natureza geralmente não inclui humanos, no entanto, nem sempre foi assim;
  • Agora, uma campanha pretende mudar isso, e fazer com que seres humanos estejam incluídos nessa definição
  • A ideia é que a mudança na definição ajude na preservação.

A palavra natureza surgiu no século 15, e desde lá seu significado já mudou várias vezes. Derivado do latim “natura”, que significa “nascimento”, inicialmente ela significava apenas às qualidades inatas ou a disposição essencial de algo. No entanto, atualmente, o Oxford English Dictionary (OED) define-a como: “Os fenômenos do mundo físico coletivamente; especialmente plantas, animais e outras características e produtos da própria Terra, em oposição aos humanos e às criações humanas”.

Agora uma campanha chamada “We are Nature” pretende persuadir os dicionários a incluir os humanos nas definições de natureza. A ação é comandada por advogados e uma empresa de design, contando com uma carta aberta, uma petição e uma série de definições alternativas da palavra.

As atuais definições de natureza tentam separar os humanos dela (Crédito: Bartlomiej Rybacki/ Shutterstock)
As atuais definições de natureza tentam separar os humanos dela (Crédito: Bartlomiej Rybacki/ Shutterstock)

Em artigo publicado no The Conversation, Tom Oliver defendeu que a separação entre humanos e natureza acelera o declínio desta última, sendo essa ideia apoiada pela Agência Europeia do Ambiente. 

Segundo a investigação, realizada pela campanha, a falta dessa conexão leva as pessoas a realizarem menos mudanças ambientais positivas, como a redução da pegada de carbono, reciclagem e realização de trabalho voluntário para conservação. Enquanto, quando as pessoas se sentem conectadas à natureza, os humanos não só são mais ecológicos como também são mais felizes.

Com a mudança na definição de natureza, espera-se que ela seja mais preservada;

Natureza no dicionário

As definições do dicionário geralmente refletem a forma como as palavras são usadas no cotidiano. Apesar de achar que a mudança na definição de natureza ajude ela a ser preservada, Oliver também aponta que se atualmente a forma como a palavra é usada não inclui humanos, não parece certo que a definição se altere para isso. Fazer isso pode estabelecer um precedente perigoso.

Pessoa tocando folha em floresta
A campanha está tentando reaproximar os humanos da definição de natureza (Crédito: Tatiana Beschastnova/Shutterstock)

Assim, a campanha, além de pressionar os dicionários, também tenta reascender os laços entre humanos e a natureza, de forma que mais pessoas utilizem a palavra de forma com que ela reflita essa conexão. Assim, quem sabe o significado possa ser alterado.

Quando isso acontecer, outras palavras pode ser usadas para se arremeter ao mundo natural, como meio ambiente. Na verdade, esse termo já vem substituindo a palavra natureza no nosso cotidiano.

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes