Começaram as obras da edição especial de 10 anos da Iluminare 2024 – Refúgio Habitável – maior mostra de arquitetura, design e decoração do Norte de Mato Grosso. Pelos próximos dias, o movimento será intenso no Ghizoni Centro de Eventos, em Sinop, para deixar tudo pronto até dia 07 de junho, quando o público conhecerá os ambientes cuidadosamente projetados.
A cerimônia de lançamento das obras aconteceu no auditório do Grupo Sinop. A organização apresentou os detalhes da edição especial, os profissionais, fornecedores, empresas parceiras e as instituições sociais, que serão beneficiadas pelo evento.
“A Iluminare completa 10 anos, é uma década levando inspirações e sonhos às famílias de Mato Grosso. Nesta edição especial, trazemos o tema ‘Refúgio Habitável’, buscando criar espaços que sejam acolhedores e influenciadores”, disse Val Araújo, idealizadora do evento, explicando que a mostra tem o objetivo de inovar o cenário da construção e do design de interiores, trazendo as tendências mundiais para região.
Durante o lançamento das obras, os três pilares que regem toda essa grande mostra desde sua primeira edição até hoje, foram destacados: responsabilidade social, cultura e desenvolvimento econômico. “Esse grande evento é um dos principais do centro-oeste nesse setor, que é tão importante para nossa economia. Movimenta centenas de profissionais e empresas gerando muito emprego e também renda para a nossa cidade, já que além do público local, também atrai visitantes de outras cidades e estados”, pontuou Cleyton Laurindo, presidente da União das Entidades de Sinop (UNESIN) e da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), mostrando o papel da Iluminare em consolidar Sinop como um importante polo comercial e turístico.
O “ingresso solidário” terá o valor arrecadado revertido para 9 instituições sociais de Sinop e será o destaque nessa edição, que reforça o compromisso social da mostra. “Essa ação da Iluminare além de beneficiar as entidades financeiramente, nos dá a oportunidade de nos apresentarmos melhor para sociedade e isso tem um imenso valor”, agradeceu Franciele Carvalho, que representou a direção do Hospital do Câncer do Norte de Mato Grosso.
As instituições beneficiadas pelo “ingresso solidário” serão: APAE Sinop (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Caopa (Centro de Acolhimento, Orientação e Proteção ao Adolescente), Omdas (Organização Multifuncional de Desenvolvimento e Auxilio social), Refeccs (Rede Feminina De Combate ao Câncer De Sinop), Amaplis (Associação de Apoio a Patrulha Maria da Penha e Lideranças Sociais), Ama (Associação de Amigos do Autista de Sinop), HCNMT (Hospital do Câncer do Norte de Mato Grosso) , Tenda De Missões e Secretaria de Assistência Social de Sinop.
Em 10 anos a Iluminare tem colecionado muitas histórias. Foram mais de 80 mil visitantes; 162 espaços; 180 assinaturas de profissionais renomados; 3 mil profissionais envolvidos direta e indiretamente; 1,5 mil marcas parceiras, muita cultura e arte divulgada, muitos negócios fechados e instituições sociais beneficiadas