Corpo celeste passou a somente 5,9 milhões de quilômetros de nosso planeta, equivalente a 15,4 vezes a distância média até a Lua
Nesta quinta-feira (23), o asteroide 2024 HP passou “triscando” pela Terra. O detalhe é que o objeto espacial tem 180 metros de diâmetro, o tamanho de um arranha-céu.
O corpo celeste passou a somente 5,9 milhões de quilômetros de nosso planeta, equivalente a 15,4 vezes a distância média entre Terra e Lua – a distância é astronomicamente curta, mas não ofereceu riscos à Terra.
Asteroide chegou bem perto da Terra!
- A aproximação do asteroide se deu às 14h (horário de Brasília);
- Membros do projeto Virtual Telescope fotografaram o corpo celeste durante sua aproximação de Terra;
- O clique foi feito há cerca de 5,9 milhões de quilômetros entre o 2024 HP e nosso planeta;
- “O telescópio rastreou o movimento aparente do asteroide. Ele se parece com um ponto brilhante luminoso, indicado por uma seta branca, enquanto as estrelas deixam rastros brilhantes no fundo”, explicou o coordenador do Virtual Telescope, Gianluca Masi.
Confira, a seguir, a fotografia do meteoro 2024 HP:
Conforme Masi, do Virtual Telescope, a imagem acima veio de única exposição de 120 segundos, tirada remotamente com a unidade robótica Celestron C14+Paramount ME+SBIG ST8-XME. Ressaltando que, conforme Masi disse, a seta branca mostra o asteroide.
Novo asteroide troiano é descoberto em Marte
Um grupo de pesquisadores encontrou um novo asteroide compartilhando a órbita de Marte, totalizando 17 desses objetos fazendo o mesmo caminho que o planeta. Conhecido como asteroide troiano, ele possui uma órbita instável que pode revelar mais sobre o seu passado.