Zona de Convergência Intertropical afeta o clima em duas regiões. Nas demais, fenômenos isolados ganham destaque
Comece o dia bem informado para planejar atividades rurais e urbanas sabendo como vai ser o clima nesta segunda-feira (10) nas cinco regiões brasileiras.
Sul
A entrada de um pouco de umidade em decorrência da passagem afastada de uma frente fria vai favorecer condições de chuva rápida no sul do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas do estado e em Porto Alegre, sol, variação de nuvens e tempo firme. Grande parte da Região continua sob influência do bloqueio; não chove em Santa Catarina e no Paraná.
Sudeste
Ar seco em toda a Região. Dia de sol e poucas nuvens nos quatro estados do Sudeste. As temperaturas continuam amenas de manhã (com chance de nevoeiro no sul de São Paulo). À tarde esquenta. Não há previsão de chuva em nenhuma área e a umidade relativa do ar segue baixa.
Centro-Oeste
Ar seco em todo o Centro-Oeste. O destaque continua sendo o período de temperaturas altas e falta de chuva, que favorece novos focos de queimadas, principalmente na região do Pantanal. O sol predomina quase sem nuvens em todas as regiões.
Nordeste
A infiltração marítima ainda deixa o tempo instável no litoral do Nordeste. Muitas nuvens e condição de pancadas de chuva desde o leste do Rio Grande do Norte até o litoral sul da Bahia. Os ventos que sopram do mar, devido à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), ainda causam chuva forte no litoral do Maranhão, Piauí e Ceará.
Norte
A ZCIT continua reforçando a umidade no leste e norte do Amapá. Muitas nuvens e condição de chuva a qualquer momento com risco de temporal. O sol aparece e podem ocorrer pancadas mais irregulares no Amazonas, em Roraima e na metade norte do Pará.