Fonte: Claryssa Amorim | Seduc-MT
Cursando o 3° ano do ensino médio, Letícia Pimenta, participará da Semana de Vivências Legislativas
Claryssa Amorim | Seduc-MT
Selecionada pelo Senado da República no processo seletivo do Programa Jovem Senador 2024, a estudante Letícia Pimenta Mageski, de 17 anos, moradora de Alta Floresta, representará Mato Grosso na Semana de Vivências Legislativas 2024, em Brasília (DF), de 05 a 09 de agosto.
O programa seleciona um estudante da rede pública estadual de todo o país para representar o seu estado no Congresso Nacional.
Neste ano, Mato Grosso teve 6.719 estudantes inscritos, de 819 turmas de Ensino Médio, nas 14 Diretorias Regionais de Ensino. O número é seis vezes maior que no ano passado, em que apenas 1.083 jovens participaram da seletiva.
Cursando o 3° ano do ensino médio na Escola Estadual Rui Barbosa, Letícia disse que recebeu com surpresa a notícia de que vai representar o Estado em Brasília.
“Não estava esperando ser a ganhadora e representar Mato Grosso, mas tenho uma diferente visão sobre o jovem na política e acredito que a participação é essencial para a nossa democracia”, comentou.
A professora de língua portuguesa, Joana Maria Santana, afirmou que está orgulhosa de saber que a sua aluna foi a selecionada.
“A Letícia é uma ótima aluna em Língua Portuguesa, que compõe redação, gramática e literatura. É comprometida, estudiosa, aplicada, faz todos os deveres e é autodidata. É um modelo a ser seguido”, disse.
A redação da representante mato-grossense passou por seleções feitas por equipes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e do próprio Senado. Todos os anos é proposto um tema de redação que aborda civismo, questões sociais e convidam a reflexão sobre o exercício da cidadania. Esse ano, o tema foi “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”.
O Jovem Senador tem como objetivo incentivar os selecionados do ensino médio a conhecerem a estrutura e o funcionamento do Legislativo Federal no Brasil, além de estimular o relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal.
Foto por: Assessoria Seduc-MT